1.0) Leia o trecho abaixo sobre o trabalho de um camponês durante a Idade Média.
tributos anuais pagos por um camponês francês chamado Guichard - que viveu na Borgonha (atual nça), não longe das propriedades do bispo Mâcon- eram típicos desses acordos. A cada páscoa, ele va ao cônego Étienne, seu senhor, um cordeiro; na estação do feno, devia-lhe seis peças de dinheiro. jando chegava a época da colheita, Guichard era obrigado a dar uma medida generosa de aveia, bem como se reunir com outros camponeses para oferecer um banquete ao cônego. Na colheita da uva, Guichard pagava nova quantia em dinheiro, além dos três pães e um pouco de vinho. Estava livre de Obrigações durante os magros meses de inverno até o início da quaresma, quando o senhor aguardava um capão. Na metade deste período de penitência, devia mais seis peças de dinheiro, e logo depois chegava o momento de sacrificar o cordeiro da páscoa e recomeçar todo o ciclo (...) Campanhas sagradas: 1100-1200. Rio de Janeiro: Time Life/Cidade Cultural, 1990. p. 31. (retirado de VICENTINO, C.; DORIGO, G. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2006. 2ª Edição. p. 100.)
Agora analise o texto e sintetize ao menos 4 características do feudalismo presentes no texto:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
é falso dizer que os tributos pagos pelo servo ao seu senhor constituíam-se apenas de pagamento em espécies, não havendo pagamento monetário; visto que pagamento em espécie já significa pagamento em dinheiro, que naquela época, era em moedas. O que ocorria normalmente era pagamento em forma de produtos, parte de colheitas, em serviços, etc.
O nome do imposto cobrado pelo uso do instrumento e instalações do senhor era banalidade. Corveia era a obrigação do servo a trabalhar 3 dias por semana na terra do senhor. Eles também tinham de pagar tributos à igreja, de modo que existiam vários outros nomes e formas de pagamentos.
jkmotabezerra:
muito obrigado como vc conseguiu indentificar isso no texto estou impressionado
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás