Respostas
Resposta:
Os homens e as mulheres pré-históricos podem não ter dominado a escrita. Porém, elaboraram e confeccionaram ferramentas das mais diversas a partir dos materiais disponíveis na natureza. Transformar um elemento da natureza em outra coisa e dar a ela outra utilidade foi atividade comum das sociedades anteriores à invenção da escrita.
Uma das primeiras técnicas desenvolvidas foi a atividade de lascar pedras umas nas outras a fim de formar uma ponta pontiaguda, que serviria para a caça e para o manuseio de alimentos. Foi lascando pedras que o homem descobriu o fogo, uma das tecnologias mais importantes da humanidade até hoje. A partir dele, descoberto no período que chamamos de paleolítico, muita coisa mudou: além da possibilidade de se fazer fogueiras para aquecer o grupo, o cozimento de alimentos proporcionou uma maior sobrevivência, com consequente aumento demográfico. A partir dele também foi possível, muito tempo após a sua descoberta, fundir metais para a produção de novos objetos uteis para o cotidiano e sobrevivência dos grupos humanos.
Explicação:
Neste sentido a arte rupestre pode ser considerada uma forma de técnica: o desenvolvimento de uma linguagem de comunicação últil para determinado grupo e as técnicas de representação daquela realidade, bem como os materiais utilizados para tal fim podem enquadrar a arte rupestre como uma forma de tecnologia.
Imagina-se que outra tecnologia fundamental para o desenvolvimento das sociedades humanas tenha sido produzida durante o período pré-histórico: a roda. Entretanto, as pesquisas arqueológicas encontraram rastros de sua existência apenas há 3.000 anos a.C., na sociedade mesopotâmica.