• Matéria: Geografia
  • Autor: emillysantosdasilva6
  • Perguntado 3 anos atrás

RESUMIR ESTE TEXTO:
30 PONTOS


A fábrica global e a nova divisão internacional do trabalho

Com o objetivo de aumentar os lucros, as transnacionais industriais se apoiam em uma forma descentralizada de produção, em que cada etapa pode ser desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens que o país oferece quanto aos custos de produção, a margem de lucro e a possibilidade de aumentar sua competitividade no mercado global.

Nessa cadeia produtiva, industrial, uma empresa transnacional pode, por exemplo, fabricar um componente de seu produto (computador, car ro, caminhão etc.) em um país, produzir outro em um segundo país e fazer a montagem do produto final em um terceiro, mantendo, normalmente, o centro administrativo da empresa no país de origem.

Para isso, as transnacionais contam com uma eficiente estrutura de distribuição e sofisticados sistemas de transporte e de comunicação, que "encurtam" o espaço mundial e permitem a chegada de seus produtos a diferentes pontos do mundo com preços mais competitivos.

Repare que essa realidade é bastante diferente daquela do século XIX até meados do século XX, quando os países industriais, principalmente as potências europeias e os Estados Unidos, exportam manufaturados para os países de economia primária da América Latina, Ásia e África, que, por sua vez, exportavam produtos agrícolas e minerais para os países industriais.

Na fábrica global, a cadeia produtiva descentralizada e as inovações tecnológicas intensificaram os fluxos comerciais e modificaram o mercado de trabalho, exigindo mão de obra qualificada e criando novas formas de desemprego. Entenda a seguir como isso acontece.

Respostas

respondido por: Nikkoszita
1

A fábrica global e a nova divisão internacional do trabalho

Com o objetivo de aumentar os lucros, as transnacionais industriais se apoiam em uma forma descentralizada de produção, em que cada etapa pode ser desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens que o país oferece quanto aos custos de produção, a margem de lucro e a possibilidade de aumentar sua competitividade no mercado global. Nessa cadeia produtiva, industrial, uma empresa transnacional pode, por exemplo, fabricar um componente de seu produto em um país, produzir outro em um segundo país e fazer a montagem do produto final em um terceiro, mantendo, normalmente, o centro administrativo da empresa no país de origem.


Nikkoszita: Espero ter ajudado
Perguntas similares