A psicomotricidade é uma profissão versátil, que abarca atualmente diferentes perfis profissionais. De acordo com sua regulamentação (BRASIL, 2019), o graduado ou especialista nessa área está habilitado a exercer tal prática profissional. Ciente disso, analise as seguintes sentenças e classifique-as em verdadeiro (V) e falso (F).
( ) Compete ao psicomotricista atuar nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora, utilizando recursos para prevenir e desenvolver os aspectos emocionais, cognitivos e motores de seu público-alvo, que podem variar desde bebês, crianças e adolescentes, até adultos e idosos.
( ) Considerada a fase de ouro para a psicomotricidade, dos zero meses aos sete anos de idade, há na criança o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro, responsável pelos aspectos motores atrelados à aprendizagem. Daí a importância de o psicomotricista atuar na Educação Infantil, a fim de oportunizar atividades que englobem não somente a cognição (tão enfatizada nessa fase da vida em detrimento da alfabetização), mas também aspectos emocionais e motores da criança.
( ) O psicomotricista é considerado um profissional da saúde, pois lida com a prevenção e o tratamento de deficiências de cunho neurológico, caso, por exemplo, da dislexia, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, entre outros.
Respostas
Em relação a profissão atrelada a psicomotricidade podemos afirmar que a resposta é V-V-F, sendo que a ultima alternativa está errada, pois a deficiência intelectual, a dislexia não são problemas motores.
O que é Psicomotricidade?
Corresponde a ciência que se preocupa em desenvolver habilidade motoras nos seres humanos, sendo que o psicomotricista atua na imagem corporal, juntamente com movimento, afetividade e cognição.
As áreas da psicomotricidade
coordenação motora global;
coordenação motora fina;
lateralidade;
organização espacial temporal;
esquema corporal.
Psicomotricista
A atuação do psicomotricista pode ser em setores:
educacional;
institucional;
clinicas da saúde.
Resposta:
V-V-F
ALTERNATIVA C
Explicação:
Atualmente, de acordo com a regulamentação da área, é considerado psicomotricista o graduado ou portador do título de especialista em psicomotricidade. Nesse sentido, há diferentes perfis de profissionais que atuam com psicomotricidade, desde a saúde (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, etc.) até a educação (pedagogos, profissionais de educação física, etc.).
Todavia, de acordo com a Lei nº 13.794/2019, o psicomotricista é um profissional que atua principalmente na educação, reeducação e terapia psicomotora, utilizando recursos para prevenir e desenvolver aspectos emocionais, cognitivos e motores.
Nesse sentido, a intervenção do psicomotricista na Educação Básica, principalmente no Ensino Infantil, é essencial, pois é justamente dos zero meses aos sete anos de idade que a criança aprende por intermédio do movimento humano. Daí a importância de as interações e brincadeiras serem enfatizadas no Ensino Infantil, a fim de que as crianças conheçam a si e explorem seu entorno.