Uma empresa de biscoitos integrais recebeu várias reclamações de clientes que adquiriram o produto e perceberam que a textura do biscoito estava pouco crocante e quebradiça. Você, como nutricionista responsável pela produção, foi indicado por seu chefe para diagnosticar a causa do problema da textura do produto. a) Qual a ferramenta da gestão de qualidade que você utilizaria? Por quê? b) Explique as etapas do diagnóstico do problema identificado.
Respostas
Resposta:
Espinha de peixe
Explicação:
a) A ferramenta da qualidade recomendada para diagnosticar problemas é o diagrama de causa e efeito (diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa). O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um efeito e suas possíveis causas. Essa técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito.
b) Uma equipe de pessoas vinculadas ao produto seria organizada. Em primeiro lugar, seria identificado o problema - nesse caso, a textura amolecida dos biscoitos. Em seguida, seriam levantadas as informações sobre esse produto (matérias-primas, etapas do processamento, embalagem, etc.). Com essas informações, seria organizada uma equipe de pessoas vinculadas ao produto que levantaria as possíveis causas do problema identificado. Por fim, as informações seriam organizadas, sendo montado o diagrama de causa e efeito, levando em consideração os 6Ms: métodos, máquinas, materiais, mão de obra, meio ambiente e medida.