Respostas
Resposta:
Como o próprio nome já diz, a harmonia está relacionada à arte de combinar os sons, de fazer com que diferentes sons soem em “harmonia” entre si.
Musicalmente falando, a harmonia é o estudo dessa combinação de sons e a relação dos intervalos que existe entre eles.
Portanto, dependendo de como você mistura cada uma das notas musicais, a sonoridade dessa combinação pode expressar sensações e emoções subjetivas como felicidade, tristeza, medo, etc.
Por exemplo: um acorde maior é considerado alegre e um acorde menor, é considerado triste.
Na prática, quando falamos da harmonia de uma música, nos referimos ao universo de acordes que estão sendo formados para conduzir a canção.
Em suas origens, a palavra melodia vem do grego “meloidia”, que quer dizer “canto (em grupo, coral)”.
Trata-se da junção dos melos (canção) e oidé (poema feito para ser cantado).
A melodia é o componente mais memorável de uma música. Esse é o som que você cantarola ou assobia quando se lembra de uma canção.
De uma forma bem resumida, a melodia é considerada a essência de uma música.
Existem instrumentos específicos para que uma melodia seja feita, que também são chamados de “instrumentos melódicos”.
A gaita, o saxofone, a flauta – instrumentos de sopro, em geral – são exemplos de instrumentos melódicos.
No campo da teoria musica, a melodia é a sequência de notas sem sair do tom e obedecendo a escala. Por exemplo, se a canção está na tonalidade de Sol maior, a melodia vai ter como base as notas da escala de Sol maior.
Além disso, as notas que constroem a melodia precisa de duração, pausa e ritmo.
A música é uma arte que acontece no tempo. Assim como um pintor possui sua tela, o músico tem o compasso, do qual irá determinar o tamanho de tempo para os sons acontecerem.
O ritmo é a organização de cada som ao longo do tempo, isto é, ele determina a sucessão de tempos dentro de uma música, seqüenciando os sons temporalmente e possibilitando o progresso da harmonia, melodia e de todos os outros elementos percussivos.
Ou seja, o ritmo nos diz a ordem e em quais momentos cada som deve ser tocado, de acordo com a marcação do tempo (pulsos) e o andamento que o ritmo determina dentro de cada música.
Além disso, ele também transmite sensações e intenções para uma música como deixar ela mais agitada, mais lenta ou mais dançante.
O ritmo está ligado não apenas à música, mas também a outras expressões artísticas, como a poesia e a literatura.