Respostas
Resposta:
A primeira lei de Newton, remete à lei da inércia e ao movimento constante do corpo e a resistência. Já a segunda lei de Newton aborda a definição de força resultante. E a sua direta relação com a aceleração por meio da equação: F= m.a.
Isaac Newton é reconhecido como um dos grandes cientistas da história da humanidade, deixando contribuições expressivas em campos do conhecimento como a matemática, astronomia e física. Foi professor na Trinity College, em Cambridge. Seus trabalhos e estudos resultaram nas leis de Newton e na lei da gravitação universal.
Aos 17 anos, sua mãe fez com que ele retornasse à sua casa em Woolsthorpe-by-Colsterworth. Ela queria que Newton aprendesse a cuidar da fazenda e dos negócios da família, uma vez que ele era o seu filho mais velho. Entretanto, Newton tinha pouco interesse nesses assuntos e, com 18 anos, foi enviado novamente para estudar, mas dessa vez em Cambridge. Newton ingressou na Trinity College, em 1661, e iniciou seus estudos como um “subsizar”, categoria na qual ele pagava pelos estudos prestando serviços para outros estudantes. Só em 1664 ele ganhou o direito de estudar (chamado de scholarship) sem que fosse necessário prestar serviços.
Na Trinity College, Isaac Newton obteve um bacharelado em 1664 e um mestrado em artes em 1667. Percebemos, portanto, que os estudos de Newton se davam na área de humanidades. O seu interesse pela matemática se consolidou em 1663, quando ele começou a ler alguns livros sobre essa área do conhecimento por incentivo de um professor chamado Isaac Barrow.
Os estudos realizados por Newton fizeram dele um dos grandes nomes da matemática, formulando teorias que são importantes até hoje. Em 1665, por exemplo, ele elaborou o teorema binomial, também conhecido como binômio de Newton, teoria que permitiu o desenvolvimento do cálculo, um ramo da matemática. Também realizou importantes estudos no campo da ótica, física e astronomia.
As teorias que Newton desenvolveu entre 1665 e 1667 chamaram a atenção de seu professor e amigo Isaac Barrow, que chegou a enviar os escritos de Newton para outros importantes matemáticos da Inglaterra, a fim de que eles apreciassem o que havia sido produzido. Entretanto, Newton pediu que os escritos fossem devolvidos, porque temia bastante que sua produção fosse criticada.
Esse período produtivo da vida de Isaac Newton ocorreu em uma época bastante complicada. A Inglaterra enfrentava um surto de peste bubônica, e a Trinity College permaneceu fechada entre junho de 1665 e março de 1666 e entre junho de 1666 e abril de 1667. O surto atingiu principalmente Londres e resultou na morte de cerca de 100 mil pessoas.
Nesse período, Newton teria retornado para a sua residência em Woolsthorpe-by-Colsterworth, e uma de suas grandes teorias, supostamente, teria sido desenvolvida durante esse período de isolamento e quarentena. Muitos estudiosos afirmam que, observando a queda de maçãs na propriedade de sua família, ele formulou a lei da gravitação universal.
Nesse episódio, Newton teria observado uma maçã cair e, então, passou a se questionar por que a maçã caía sempre em direção ao solo. Nesse sentido, ele passou a se perguntar sobre a possibilidade de haver uma força que atraía os corpos sempre para o centro da Terra. Nascia a lei da gravitação universal, resumida por Isaac Newton da seguinte forma:
Vale dizer que existe muita polêmica acerca desse episódio que envolve a maçã, e há aqueles que o consideram como uma lenda. Entretanto, pesquisadores apresentaram evidências documentais de que isso de fato possa ter acontecido. No entanto, não sabemos se Newton observou a maçã cair de longe ou se a maçã realmente caiu em sua cabeça, como muitos acreditam.
Acredita-se também que nesse período ele também teria formulado um esboço das três leis do movimento, conhecidas como leis de Newton. No entanto, essas leis só foram publicadas em 1687 e serviram para explicar o movimento dos corpos. As três leis são as seguintes:
1ª lei de Newton: lei da inércia;
2ª lei de Newton: lei da superposição de forças;
3ª lei de Newton: lei da ação e reação.
Todas essas teorias desenvolvidas por Newton só foram possíveis porque o cientista inglês teve acesso a importantes escritos de outros cientistas, como Kepler, Galileu e Copérnico. O próprio Newton reconhecia a contribuição de outros estudiosos no seu trabalho e chegou a escrever em uma carta que ele só pôde ver mais longe porque estava nos ombros de gigantes.