Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.
Segundo o texto o tabaco pode ser considerado o fator causal de:
Escolha uma:
a. doença pulmonar crônica, câncer de pulmão, osteoporose e tuberculose.
b. tuberculose, osteoporose, úlcera gastrointestinal e bronquite.
c. câncer de pulmão, doença coronariana, bronquite e úlcera gastrointestinal.
d. doença pulmonar crônica, câncer de pulmão e doença coronariana. Correto
e. efisema, osteoporose, bronquite e câncer de pulmão.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A. Doença pulmonar crônica, câncer de pulmão e doença coronariana.
Explicação:
O tabagismo é um vício proveniente da nicotina, que pode ter tratamento e acompanhamento com alta taxa de conversão. Parar de fumar é um ato benéfico à saúde de todos.
O cigarro pode causar mais de 50 doenças diferentes comprovadas e atualmente, fumar um único cigarro, o usuário pode estar consumindo mais de 4.500 substâncias tóxicas no corpo. São muitas as consequências do tabagismo entre elas as principais causas de doenças crônicas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás