“Planejar é tentar intervir no vir-a-ser, antever, amarrar ao nosso desejo os acontecimentos no tempo futuro.” (VASCONCELLOS, 2002).
A partir dessa definição, infere-se que o currículo, para estabelecer uma relação de herança cultural, cultural e do saber, deve expressar e definir os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos.
Para tal procedimento, faz-se necessário abranger alguns elementos essenciais na elaboração do planejamento, que são:
A.
a realidade, a finalidade e o plano de mediação.
B.
a avaliação, a cognição e o projeto político.
C.
o diagnóstico, a reflexão e a mediação.
D.
o objetivo, a base e o plano.
E.
a elaboração, a reflexão e a justificativa governamental.
Respostas
Resposta:
A.
a realidade, a finalidade e o plano de mediação.
Explicação:
...
Resposta:
A: a realidade, a finalidade e o plano de mediação.
Explicação:
O primeiro passo a ser dado para a elaboração de um planejamento curricular é um amplo estudo da realidade social, política, econômica e religiosa da comunidade a que se destina o pretendido currículo. Em um segundo momento, torna-se necessário compreender a filosofia que orienta a educação para que sejam traçadas as premissas que destinam a finalidade do processo de ensino, que estabelece ideias de valores humanos. E, por fim, faz-se necessário um estudo dos fatores socioculturais que influenciam no comportamento das pessoas para que o processo de mediação do professor-aluno-escola seja funcional e eficaz. As demais opções não contemplam elementos essenciais na elaboração do planejamento.