O gestor de uma organização pode utilizar tanto uma das ferramentas da qualidade como todas elas. O importante é que seja feito uma análise aprofundada para não elaborar algo sem sentido e que gere mais um trabalho que acabe com o tempo do seu dia.
A necessidade de adoção de alguma ferramenta, geralmente ocorre para se analisar algum problema; estabelecer alguma sistemática de gerenciamento e controle; implementar alguma ação prática.
O objetivo de cada uma das ferramentas da qualidade é diferente! Por isso, dependendo do que será feito, determinada ferramenta não fará sentido.
O gerente de um hotel quis mapear o processo de hospedagem para entender como é o retrato atual deste processo. Para isto, ele elaborou um mapeamento de processos com base no que é feito atualmente.
Uma das reclamações dos clientes era que a tolhas não tinham “cheirinho de limpeza”.
Diante desta situação, o gestor de qualidade resolveu reunir outros funcionários para juntos elaborarem um gráfico com as possíveis causas deste problema. Na reunião eles conseguiram reunir 5 categorias de causas, são elas:
Máquinas : lavadoras e secadores
Meio: local de armazenamento
Mão de obra: uso de produtos inadequados, treinamento inexiste ou insuficiente.
Material: sabão em pó , amaciante
Medição: amostra inadequada.
Com base nos textos acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina de Gestão da Qualidade e Competitividade ( artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações), elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
a) Quais são as ferramentas ou técnicas de qualidade utilizadas no estudo caso?
b) Explique seus argumentos e com suas palavras sobre as ferramentas ou técnicas da qualidade usadas no estudo de caso?
Respostas
Resposta::
– Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações;2 – Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas) que podem contribuir para o problema tenha ocorrido;3 – Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão. É semelhante a um checklist;4 – Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade;5 – Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim uma panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo.6 – Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra.7 – Controle Estatístico de Processo (CEP): usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.