Respostas
Resposta:
Uma possível crítica ao positivismo de Auguste Comte é direcionado à Lei dos três estados, que identifica três estágios de um desenvolvimento linear humano, sem levar em conta diferenças culturais e sociais.
Explicação:
O que é o positivismo de Auguste Comte?
Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador francês responsável por estabelecer o positivismo como corrente filosófica. O positivismo pensado por Comte considera a Ciência como única forma de conhecimento verdadeiro disponível ao ser humano, descartando a teologia e a metafísica como métodos interpretativos da realidade, valorizando a comprovação científica.
Comte considerava que a humanidade está em um processo constante de progresso que se dá somente pela inovação científica e, portanto, é possível encaixar todos os povos humanos em uma mesma "linha do tempo" que os caracterizaria como mais avançados ou menos avançados. A Lei dos três estados divide esta "linha do tempo" em três momentos:
- Estado Teológico (explicações sobrenaturais aplicadas a divindades)
- Estado Metafísico (os fenômenos são explicados por meio de entidades ou forças desconhecidas)
- Estado Positivo (uso do método científico e estudos empíricos para explicar fenômenos)
Por considerar apenas uma trajetória da experiência humana a partir de um ponto de vista europeu que considerava-se no estágio mais avançado possível à época, é possível considerar que trata-se de uma teoria eurocêntrica que considera como inferiores as diferentes formas de progresso, civilização e cultura que não condiziam com a sua interpretação, categorizando-as como "primitivas".
Aprenda mais sobre o positivismo: https://brainly.com.br/tarefa/3424188