AAP1- CAMPOS DE EXPERIENCIA E PRATICAS EDUCATIVAS
1) Considerando a história da Educação Infantil no Brasil, vemos que as instituições voltadas à infância receberam várias denominações: salas de asilo, jardins da infância, escola maternal, creche, pré-primário e pré-escola, sendo que cada uma dessas nomenclaturas revelam uma concepção de atendimento, além do público ao qual se destinavam.
Tendo como referência a história das instituições de Educação Infantil, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os jardins-de-infância e as salas de asilo foram organizados para atender de forma igualitária todas as crianças seguindo preceitos pedagógicos.
( ) As crianças que frequentavam os jardins de infância no início do século XX eram da classe com mais recursos financeiros e tinham um atendimento de caráter educacional.
( ) Os equipamentos de Educação Infantil nunca fizeram distinção quanto ao público a que se destinavam e o caráter do atendimento.
( ) As creches nunca foram assistenciais e sempre consideraram o direito da criança à educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – V – F – F.
c)
V – V – F – V.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – V – F.
2)
No Brasil, a Educação Infantil só foi considerada como um direito da criança a partir da Constituição Federal de 1988 e como parte da Política Educacional brasileira pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 – Lei 9394/1996, quando passou a ser considerada como a primeira etapa da Educação Básica e portadora de especificidades.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – Com a promulgação da Constituição Federal do Brasil, em 1988, a Educação Infantil passou a ser considerada como primeira etapa da Educação Básica.
II - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/ 1996 estabelece que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, sendo um espaço educativo, parte da Educação Básica.
III - Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 regulamentou a Educação Nacional e reconheceu a Educação Infantil como parte do Ensino Fundamental.
IV - A Educação Infantil é compreendida na Política Educacional com a função de educar e cuidar das crianças, compreendendo essas ações como indissociáveis.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
I e IV, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
II e IV, apenas.
3)
A organização das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil se articula com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, homologadas em dezembro de 2009, por meio da Resolução CNE/CEB 5/2009, considerando o brincar e as interações como eixos do trabalho, bem como com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil apontam que a prática educativa deve estar pautada em eixos de ação, sendo esses o letramento matemático e a alfabetização.
II - As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem parâmetros básicos que articulam o processo peculiar de ensino-aprendizagem na educação infantil com as Diretrizes voltadas à Educação Básica.
III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil apresentam princípios estéticos considerando a criatividade infantil, contudo, essa característica suprime seu caráter educativo tornando a Educação Infantil ligada à recreação infantil.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
II e III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II, apenas.
e)
III, apenas.
4)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação In
Respostas
Resposta:
Resposta Aap1 campos de experiência e prática educativa 2022
1-B
2-E
3-D
4-A
Corrigida pelo AVA
1-Em relação à história da educação é possível destacar a ordem das respostas como: F,V,F,F. Alternativa B correta.
Reflexão sobre a história da educação infantil
As classes abastadas sempre foram aquelas melhores atendidas, inclusive em relação à parte pedagógica. Nem todas as crianças tinham como participar das escolas de educação infantil, sendo que a prioridade ocorria para aqueles que tinham uma condição financeira elevada;
As creches eram assistenciais e somente após a LDB, que começaram a perceber a educação infantil como parte pedagógica. Porém, ainda hoje, existem escolas infantis com viés assistencialista, apesar da obrigatoriedade em relação a BNCC.
2- Em relação à educação infantil é possível destacar que as assertivas II e III são verdadeiras, pois foi a LDB que deu contornos pedagógicos à educação infantil. Alternativa correta: D
A educação infantil em foco
O objetivo da educação infantil corresponde a potencialização da capacidade integral abrangendo a capacidade intelectual, cognitiva e social.
Apesar do caráter assistencialista da educação infantil que percorreu gerações, na atualidade essa etapa da educação corresponde a base para todo o desenvolvimento futuro da escolarização, e hoje é prioridade e parte da BNCC.
3- As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem parâmetros básicos que articulam o processo peculiar de ensino-aprendizagem na educação infantil com as Diretrizes voltadas à Educação Básica. Apenas II esta correta, logo, alternativa D.
A educação infantil do DCNEI
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil colocam o foco e atenção na criança, reforçando a importância do acesso ao conhecimento cultural e científico, além do contato com a natureza, auxiliando no modo em que a criança se situa no mundo.
Para saber mais sobre educação infantil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23930967
#SPJ2