Algumas brincadeiras como casinha, médico, teatro, jogos em geral são essenciais para o desenvolvimento das crianças e, para cada faixa etária, há um brinquedo ou brincadeira que mais se recomenda. Sendo assim, qual das alternativas está INCORRETA?
1 Havendo uma criança muito imatura (ou tímida) ou muito amadurecida (ou hiperativa) em relação aos outros, não se deve ignorar o fato, deve-se tentar organizar a brincadeira de modo que todas se integrem. Sendo assim, quando houver uma mais madura se sentirá útil se for colocada como assistente da professora (ou mãe) que estiver coordenando a brincadeira. Porém, isso deve ser feito de forma bem natural para não despertar inveja ou competição entre as crianças;
2 Tanto na escola quanto em casa, é importante que haja sempre um adulto comandando as brincadeiras, principalmente quando as crianças são menores de 3 anos. Ideal é que, mesmo acima dos 3 anos sempre estejam acompanhadas de um monitor de brincadeiras;
3 Para formar grupos, é preferível sempre separar as crianças por tamanho e idade. A idade é a que mais interfere, já que cada criança amadurece ao seu tempo, por isso, selecione os grupos levando em conta o tamanho físico e a idade;
4 No caso da criança imatura (ou tímida), deve-se proceder da seguinte forma: não insistir se ela recusar-se a brincar com os outros, respeitar seu tempo e, se for muito tímida, pode-se até permitir que fique sentada junto com a professora (ou mãe) até que sinta vontade de ingressar na brincadeira com os outros.
Respostas
Resposta:
A resposta incorreta é:
3. Para formar grupos, é preferível sempre separar as crianças por tamanho e idade. A idade é a que mais interfere, já que cada criança amadurece ao seu tempo, por isso, selecione os grupos levando em conta o tamanho físico e a idade.
Explicação:
Segundo Lev Vygotsky, é importante que a criança interaja com seus professores e com seus colegas para haver situações de aprendizagem.
Em "A Formação Social da Mente", ele afirma que o bom aprendizado pode acontecer com a ajuda de outros e trabalhar em grupo é fundamental nessa idade.
No entanto, o tamanho físico da criança não deve ser utilizado como parâmetro ou critério na hora de dividir os grupos na Educação Infantil. A não ser que seja algum tipo de atividade em que a altura das crianças interfira diretamente na brincadeira, o ideal é a que a criança possa interagir com pares diferentes para aprender a colaborar, respeitar e compreender o outro em suas particularidades; além de desenvolver sua aprendizagem ao lidar com outros colegas.