[...] A Europa viveu a década de 30 sob a ameaça do fascismo, ideologia totalitária e expansionista que se estendeu por boa parte do continente. As causas foram: a profunda crise econômica iniciada nos Estados Unidos em 1929, que gerou recessão mundial e proletarização das camadas médias; o abuso dos vencedores da Primeira Guerra Mundial sobre a Alemanha derrotada (Tratado de Versalhes); o medo do "perigo vermelho" após a formação da União Soviética; e a perda de confiança de parte da sociedade nas instituições liberais e democráticas. [...] Disponivel em: . Acesso em: 18 abr. 2018. Fragmento. Esse texto destaca o contexto histórico do surgimento dos fascismos na Europa a partir A) das conquistas territoriais na ampliação do imperialismo. B) das relações entre a situação financeira e política desse continente. C) dos conflitos religiosos entre etnias no Oriente. D) dos confrontos entre a influência capitalista e socialista no Ocidente. 3/13 ... ...
Respostas
respondido por:
0
O surgimento do fascismo na Europa, durante a década de 30, esteve associada aos confrontos capitalistas e socialistas que se desenvolviam, ao mesmo tempo em que havia o medo do perigo vermelho socialista (Alternativa D).
Influência Capitalista e Socialista no Ocidente
A década de 30 para a Europa foi extremamente desgastante, tanto em função dos abusos capitalistas, quanto o medo do mundo se tornar socialistas. Em função do aparente receio político dos cidadãos, tornou-se possível o desenvolvimento de ideologias fascistas, a fim de manipular as grandes massas para os extremismos.
Mais sobre fascismo na Europa: brainly.com.br/tarefa/2745040
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás