A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas. A produção de papel a partir da celulose é uma importante atividade econômica no Brasil. A árvore é cortada e transportada para o local de fabricação onde passa por um processo de limpeza (lavagem, retirada das cascas) e só então é dividida em cavacos de tamanhos pré-estabelecidos. Os cavacos são cozidos em um digestor à temperatura de 160° C onde já se tem acesso a uma pasta marrom que pode ser usada para fabricar papéis não branqueados. Os alvejantes (produtos químicos branqueadores) são adicionados à pasta marrom transformando-a em polpa branqueada que é espalhada em uma tela de metal que roda entre diversos cilindros. A matéria é então seca e prensada até atingir a gramatura desejada para o papel que se deseja produzir.
De acordo com as informações dadas no texto, podemos concluir que as etapas de produção do papel apresentam fenômenos A)
químicos, físicos e biológicos.
B)
químicos somente.
C)
apenas biológicos como a fermentação.
D)
físicos somente.
E)
químicos e físicos.
Respostas
respondido por:
1
Os processos de produção do papel elencados no enunciado podem ser classificados como físicos e químicos, tornando a alternativa e) correta.
Fenômenos envolvidos na produção de papel a partir da celulose
- Alguns dos fenômenos elencados são meramente físicos, pois não alteram a composição do papel, mas mudam sua aparência e propriedades físicas;
- Os fenômenos químicos modificam a composição do papel e também o transformam visualmente até que ele esteja adequado à comercialização;
- Não ocorrem fenômenos biológicos porque, no processo produtivo do papel, não há o envolvimento de seres vivos.
Aprenda mais sobre fenômenos físicos e químicos em: https://brainly.com.br/tarefa/27631371
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás