• Matéria: Saúde
  • Autor: corradomarlene
  • Perguntado 3 anos atrás

Para apronfundar no universo do conhecimento sobre aromaterapia e cromoterapia, te convido a ler o seguinte caso clinico.

Paciente, M.V.C, 72 anos, aposentada, procura uma clínica Bem-estar com equipe multidisciplinar para uma avaliação. A paciente apresentou frequéncia respiratória alterada, pressão arterial levemente aumentada e queixa de: fortes dores lombares, por mais de 4 meses; não consegue descansar ao dormir, falta de motivação, está sempre fadigada durante o dia; prisão de ventre; há 6 meses passou pelo trauma da perda de seu companheiro, pelo qual sente muita falta, e desde o fato apresenta quadros de depressão e ansiedade.

Após uma avaliação multidisciplinar a paciente foi submetida a um protocolo de tratamento utilizando as técnicas de aromaterapia e cromoterapia: massagem corporal duas vezes na semana durante seis semanas com óleo vegetal (OV) de amêndoa (carreador), óleos essenciais (OES) de lavanda e bergamota, uma vez que essa combinação é indicada para dor, depressão e ansiedade em idosos, em sala privada, adequadamente climatizada, música relaxante, agradavel a paciente, e luz ambiente verde. Ainda, sessões de meditação com difusão aérea com aromatizador, para trabalhar a perda sofrida pela paciente, utilizando uma mistura de OEs de rosa absoluta, rosa attar e bergamota.

Durante as sessões de meditação, foi trabalhada a visualização da pessoa falecida juntamente com a paciente de mãos dadas e envoltos em um circulo de luz dourada, girando pelo universo e foi solicitado à paciente para se lembrar dos momentos em que estiveram juntos, agradecendo ao esposo por ter compartilhado a vida com ela. E que ela aceite que é hora de desapegar do falecido e que visualizasse um círculo se dividindo e cada um ficando bem num circulo de luz e a pessoa falecida indo em paz com as bênçãos da paciente.

Caso clínico adaptado de: EROLS; ERTUNC, M.; OZTURK, T. The effect of hand massageon pain and depression in the older people living in a nursing home: Pilot study. Journal of Psychiatric Nursing, v.5, p.92-97, 2014. FARRER-HALLS, G. A bíblia da aromaterapia: O guia definitivo para o uso terapéutico dos óleos essencials, 2015. TANG, S.K.; TSE, M.Y. Aromatherapy: does it help to relieve pain, depression, anxiety, and stress in community-dwelling older persons? Biomed Research International, 2014.

Responder as perguntas abaixo:

a) Apos leitura do quadro clínico e baseando-se no livro da disciplina, quais são os beneficios da massagem associada aos óleos essencials?

b) De acordo com o livro da disciplina, qual é o modo ideal de diluição dos óleos essenciais no veiculo base (carreador) para se trabalhar dentro de uma margem elevada de segurança?

c) O oleo essencial (OE) de lavanda, é largamente utilizado em massagens e banhos para diferentes tipos de dores, principalmente musculares Cite as propriedades/ações desse OE:

d) No caso clinico acima, temos uma paciente com quadros de depressão, ansiedade, falta de motivação e prisão de ventre buscando uma ação curativa, que justifica a terapia com luz verde ambiente. Cite as contraindicações terapeuticas para essa cor.

e) Suponhamos que por algum motivo, durante a terapia inalatorie com os óleos essencias a paciente comece a as condutas de primeros socorros a serem adotadas/​


Anônimo: Olá, tudo bem? Precisa de ajuda com trabalhos? Faço provas, trabalhos, resumos, slides, portifólios, mapas mentais, atividade mapa e muito mais, se tiver interesse esse é nosso contato.
88 9 9376 8255
brasilss10: gostaria da referencia dessa atividade
Anônimo: Precisa de ajuda com seu Mapa ? 47-99617-9761

Respostas

respondido por: anamariakec02
36

Resposta:

Explicação:

a. Estímulo da circulação periférica do sangue, auxílio na eliminação das toxinas do corpo, por meio do estímulo ao sistema linfático, melhora dos tônus musculares, devido a atuação nos tecidos dos músculos, tendões e ligamentos, previnindo distensões e ferimentos decorrentes de tensão excessiva, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição da ansiedade, estímulo da libido, redução da fadiga.                              

b.A diluição ideal é usar 2 ml de oleo essencial para 100 ml do veículo base.

C -Antisséptico

-Cicatrizante

-Regenerador celular

-Calmante

-Tranquilizante

-Relaxante muscular

D.Hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomia, úlcera gástrica e duodenal, cólicas menstruais, espasmos viscerais, diarreias dolorosas.

E.1° Tire a pessoa do local onde se encontra o óleo essencial e leve-a para tomar ar fresco.

2° Se a pessoa não estive respirando, realize a manobra de ressucitação cardiopulomonar (RPC) e ligue ou encaminhe  imediatamente para o serviço de saúde mais próximo.


juscileuzapereira: Obrigados por me ajudar tanto !!
drycruz78: gratidao
amandalirio22: Muito Obrigado
NUBIANEFRO: Gratidão pela ultima questão
rozangela220290: gratidão.
brasilss10: qual a referencia?
brasilss10: gostaria da referencia dessa atividade
respondido por: AlineTelesmed
1

Aromaterapia tem ajudado a melhorar a qualidade de vida, reduzindo problemas da mente e do corpo.

A) Óleo Essencial em uso com massagem corporal, alivia tensão e stress.

B) Diluição óleo essencial pode ser feita é álcool de cereais e em óleo vegetal.

C) Óleo essencial lavanda auxilia no controle da depressão.

D) Luz verde na terapia não deve ser usada em pacientes com quadro de gastrites e diarreias intestinais.

E) Inalação inadequada óleo essencial, deve-se levar paciente imediatamente ao atendimento médico.

Universo do conhecimento sobre Aromaterapia e Cromoterapia.

A) A massagem com óleo essencial tem uma matriz de propriedades curativas exclusivas, usos e efeitos. Atuam estimulando o sistema linfático, diminuindo ansiedade, fortalecendo sistema imunológico.

B) Para diluição em óleo vegetal, há uma regra: para cada 100 ml de óleo vegetal, diluir 1 gota de óleo essencial.

C) Óleo essencial de lavanda é utilizado para aliviar estresse, depressão, enxaquecas e tensões musculares. Alem de curar irritações da pele, acne, queimaduras e picadas de insetos. Seu aroma ajuda a combater a depressão.

D) O uso da cor verde deve ser moderado para: diarreias dolorosas, megalomania, úlcera gástrica e duodenal, cólicas menstruais e espasmos viscerais. Indicado nos casos de infecções, inflamações, problemas de coagulação, insônia, problemas de tireoide, nervosismo e queimaduras.

E) Leve-a para tomar ar fresco, se ela não estiver respirando realize a manobra de ressuscitação. Ligue imediatamente para emergência hospitalar.

Leia mais sobre aromaterapia aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/26892176

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares