O processo de construção do Sistema Único de Saúde é resultante de um conjunto de embates políticos e ideológicos, travados por diferentes atores sociais ao longo dos anos. Decorrente de concepções diferenciadas, as políticas de saúde e as formas como se organizam os serviços não são fruto apenas do momento atual, ao contrário, têm uma longa trajetória de formulações e de lutas. A busca de referências históricas do processo de formulação das políticas de saúde, e da vinculação da saúde com o contexto político mais geral do país, pode contribuir para um melhor entendimento do momento atual e do próprio significado do SUS.” (CUNHA & CUNHA, 1998). Sobre a história do Brasil e sua evolução na prática contemporânea, analise as afirmativas a seguir.
I- A assistência hospitalar à população brasileira, desde o início da colonização, era oferecida basicamente pelas Santas Casas e pela filantropia em geral. Os hospitais militares surgiram no Brasil a partir do século XVIII.
II- Até o final do século XIX, o principal problema de saúde eram as pestes, principalmente varíola e febre amarela. Para combater as doenças e proteger a população, as ações públicas se preocupavam com o espaço urbano e com a circulação do ar e da água.
III- Até a República tivemos um grande avanço no país no combate às doenças infecto-parasitárias, com a criação das duas primeiras escolas de medicina do País: o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro.
IV- Em 1895 Ana Neri enfrentou o caos da saúde no país com doenças comuns da época, como a cólera, febre tifoide, disenteria, malária e varíola. Ela foi a primeira enfermeira brasileira. Transformou a realidade sanitária local, impondo condições mínimas de higiene para que doenças não se alastrassem e feridas fossem tratadas. É considerada a primeira pessoa não religiosa a dedicar-se aos cuidados com a saúde de uma comunidade ou população.
V- Em 1902, nas ruas da cidade de São Paulo acumulava-se lixo e o vírus da varíola se espalhava assim como o da peste e da febre amarela. O médico Oswaldo Cruz foi contratado para combater as doenças, impôs vacinação obrigatória contra febre amarela para todo brasileiro com mais de seis meses de idade.
a. Somente I, II e III estão corretas.
b. Somente I e IV estão corretas.
c. Somente I, IV e V estão corretas.
d. Somente IV e V estão corretas.
e. Todas estão corretas.
Respostas
Antes da criação do SUS, a saúde não era um direito cabível a todos, como diz na Constituição atual, por isso, apenas as pessoas que eram empregadas tinham acesso aos cuidados em saúde, isso era feito através do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, o Inamps, esse costume já era algo antigo, uma vez que, desde o Brasil-colônia, os enfermos só dispunham do atendimento filantrópico das Santas Casas da Misericórdia. Dessa forma, a alternativa correta é a letra A.
A saúde no Brasil antes dos SUS e suas características
O final do século XIX foi um período marcante para a evolução da saúde no Brasil, haja vista que havia uma epidemia de peste, principalmente no RJ, isso fez com que houvesse a criação de soros e vacinas contra as principais doenças. Nesta época, a varíola e a febre amarela também estavam incluídas, e como consequência disso, houve a formalização do Conselho de saúde pública, para conter estas doenças, posteriormente, houve a criação dos primeiros colégios de medicina.
Ademais, como a varíola continuava a se espalhar pelo RJ por conta dos lixos nas ruas, Oswaldo Cruz impôs a vacinação obrigatória da febre amarela para todo cidadão com mais de seis meses, essa foi a causa da revolta da vacina.
Leia mais sobre a saúde no Brasil antes do SUS: https://brainly.com.br/tarefa/47136855
#SPJ1
Resposta:
A
Explicação:
88 9 9376 8255