As primeiras abordagens sobre gênero consideravam as características biológicas de cada sexo como responsáveis pela desigualdade entre eles. Mais tarde, no entanto, começa-se a entender gênero como um produto construído pela socialização e pelo acesso a experiências diferentes por homens e mulheres. Assim, as relações de gênero nos mostram que há uma dominação de poder entre os indivíduos. Sobre essa dominação de poder pode-se afirmar que:
Nessa relação de poder e dominação há dois polos. O polo dominante, homens que se estabelecem como superiores, e o polo dominado, mulheres que se caracterizam como submissas.
Mulheres fazem parte do polo dominante sendo submissas ou dominadas por homens, porque compreendem que homens são mais fortes, e que elas são mais frágeis e precisam de proteção.
Hoje em dia, mulheres dominam os homens porque alcançaram os maiores patamares no mercado de trabalho.
É visível a igualdade de gênero na sociedade, resultado das lutas femininas que alcançaram todos os seus objetivos, e o principal deles: tornar as mulheres mais poderosas que os homens.
A soberania dos homens na sociedade enfraqueceu com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, hoje, essas mulheres não enfrentam problemas de colocação profissional.
Respostas
Resposta:
Nessa relação de poder e dominação há dois polos. O polo dominante, homens que se estabelecem como superiores, e o polo dominado, mulheres que se caracterizam como submissas.
Explicação:
As demais estão incorretas.
Nessa relação há dois polos, o polo dominante (homens) e o polo dominado (mulheres). A afirmação I é verdadeira.
Relações de gênero:
- as relações de gênero são determinadas pela cultura e pela educação, sendo reforçada em todos os momentos da vida.
- essas relações reforçam as desigualdades entre homens e mulheres.
- Desigualdade de poder refere-se ao acesso à oportunidades no aspecto social, econômico, político, educacional e cultural. Nessas relações percebe-se que as mulheres continuam em desvantagem.
Igualdade de gênero exige que na sociedade homens e mulheres tenham os mesmos direitos, oportunidades, rendimentos e deveres.
Alguns indicadores de igualdade de gênero podem ser observados facilmente: salário igualitário, mulheres em cargos de confiança e prestígio, e equidade no ambiente de trabalho.
Muitos avanços foram conquistados na nossa sociedade, aos poucos, como direito ao voto e direitos políticos. Porém muitos problemas ainda são enfrentados pelas mulheres.
Saiba mais sobre o direito das mulheres em: https://brainly.com.br/tarefa/29284883
#SPJ2