b) A queixada se alimenta de sementes e de plantas jovens, revirando o solo. A anta se alimenta de frutos e atua como dispersora de sementes. A hipótese dos pesquisadores é que as funções que desempenham no ambiente se complementam, aumentando a probabilidade das sementes se desenvolverem em árvores adultas. Diante dessas informações, realize previsões a respeito dos impactos que seriam provocados aos ecossistemas em que vivem, caso a anta e a queixada fossem extintas. Uma concentração de lixo de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados está localizada no
Respostas
Caso anta e queixadas fossem extintas, as espécies de plantas que se favorecem pela relação com esses animais sofreriam:
- Redução de sua taxa de sucesso reprodutivo.
- Diminuição da dispersão e sucesso no desenvolvimento.
- Redução da diversidade de espécies desses locais.
Queixadas
O hábito das queixadas de se alimentarem de sementes e plantas jovens faz com que a competição no subosque diminua, pois, muitas são eliminadas.
Esses animais andam em grupos muito grandes nas florestas, causando um reviramento e pisoteamento do solo.
A anta
Já a anta é um animal solitário que se alimenta de frutas e dispersa as sementes em suas fezes.
Os papéis ecológicos desses animais se complementam. O solo revirado pelas queixadas se torna mais propício para que as sementes dispersadas pelas antas sejam bem sucedidas em seu desenvolvimento até atingirem porte de árvore.
Juntas elas podem atuar aumentando a biodiversidade de espécies de regiões muito grandes, tendo em vista que são animais que andam por longas distâncias nas florestas.
Quais os tipos de dispersão? https://brainly.com.br/tarefa/24121320
#SPJ1