A análise das instituições sociais é central para o funcionalismo de Durkheim. O autor foi um dos pioneiros na sistematização da sociologia enquanto ciência. Analise as afirmações abaixo sobre o pensamento desse autor:
|- Para Durkheim, é preciso estudar o homem levando em conta o contexto social no qual ele está inserido.Para o autor o homem é somente aquilo que a sociedade permite que ele seja
II - Para esse pensador, o indivíduo sofre uma série de coerções para se adequar às normas da sociedade. A sociedade se transforma conforme a vontade de indivíduos que possuam prestígio social.
III -Para Durkheim, a sociedade só existe independente dos individuos, certos estados mentais do homem são definidos fora dele. Ao estudar a sociedade, o sociólogo entende os processos que condicionam as vontades individuais
Quais são as alternativas assertivas acima?
Respostas
Resposta:
somente a III ta certa
Explicação:
Durkheim notou a sociedade a partir da ideia de Solidariedade social. As normas da sociedade se organizam de modo que o indivíduo interage com uma estrutura que ao longo do tempo se tornou complexa, sendo essa sistematização que passou a diferenciar a forma como os espaços sociais se organizam como um todo. Apenas a alternativa III.
Como observamos as reflexões de Durkheim sobre a sociedade?
Durkheim já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção.
Mais sobre o objeto de pesquisa da sociologia:
https://brainly.com.br/tarefa/1514781
#SPJ2