• Matéria: Pedagogia
  • Autor: carolbfortino
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir, sobre as escolas imperiais de instrução pública e seus mestres:

"As casas que lhes servem de sede não oferecem nenhuma das condições requeridas para semelhante fim; vimos em cada uma delas uma multidão de meninos amontoados, apenas podendo mover-se e respirar em salas estreitas, mal arejadas, e inadequadas para o método de ensino que se adotou. [...] A sua face moral é representada por um homem profundamente descontente da sua sorte, pungido pela necessidade, queixoso da desconfiança e descrédito em que é tida sua nobre profissão e explicando o mau estado do estabelecimento com a exiguidade de seu ordenado, que mal lhe chega para as primeiras precisões da existência" (TORRES HOMEM, citado por HAIDAR, p. 209).

Aponte a alternativa que explica da melhor forma como os baixos ordenados dos mestres afetavam diretamente a qualidade do ensino ministrado:

A) Os baixos ordenados exigiam que os mestres duplicassem sua jornada de trabalho, prejudicando o rendimento.
B) Os baixos ordenados não permitiam aos mestres disporem de casas confortáveis, em que pudessem manter a dignidade de sua profissão.
C) Os baixos ordenados não afetavam diretamente a qualidade do ensino, mas a saúde e a moral dos mestres.
D) Os baixos ordenados não permitiam aos mestres manterem-se atualizados nas matérias e métodos de ensino elementar.
E) Os baixos ordenados não permitiam aos mestres adquirir ou alugar edifícios adequados para o ensino mútuo, nem mantê-los em bom estado de conservação e higiene.

Respostas

respondido por: silvialagustera
2

Resposta:

Resposta E

Explicação:

Perguntas similares