Respostas
Resposta:
sobre:
Berthasaura, que viveu em um período estimado entre 70 e 80 milhões de anos atrás, é um terópode pertencente aos abelissaurídeos, importantes componentes da fauna do Hemisfério Sul (Gondwana) no período Cretáceo, destaca o diretor do MN (Museu Nacional), Alexander Kellner. “Temos restos do crânio e mandíbula, coluna vertebral, cinturas peitoral e pélvica e membros anteriores e posteriores, o que torna Bertha um dos dinos mais completos já encontrados no período Cretáceo brasileiro.”
geral:
O grupo dos terópodes, conhecido pelo Tiranossauro rex, ganhou um representante no Brasil. Berthasaura leopoldinae, encontrada no interior do Paraná entre 2011 e 2014, é a primeira espécie catalogada que não apresenta dentes durante a juventude. O ineditismo da descoberta também se reflete pelo excelente estado de conservação do fóssil – o que permitiu sua remontagem e uma compreensão mais completa sobre o novo dinossauro brasileiro.
O estudo foi realizado por meio de uma parceria entre o Museu Nacional e o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.
(site que eu me baseei: https://conexao.ufrj.br/2021/11/berthasaura-leopoldinae-o-primeiro-teropode-brasileiro-sem-dentes/ )