Respostas
Resposta:
Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano. O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano. A força do Carnaval se revela cada vez maior com o passar dos anos!
Contando ainda com o efeito Copa, o feriado marcou a economia em 2014, movimentando mais de R$ 5 bilhões em setores como hotelaria, serviços e comércio. A partir deste amplo quadro de lucros, a expectativa para 2015 é ainda maior, trazendo enormes ganhos ao Brasil na alta temporada.
Por outro lado, o Carnaval também apresenta muitas desvantagens econômicas, sociais, culturais e políticas. As desvatagens econômicas são a diminuição na produtividade e o volume de dinheiro que é gasto nos eventos de Carnaval. Também, há muitos problemas sociais como aumento nas enfermidades transmitidas pelo ar devido a chegada de turistas, comportamento vulgar das pessoas, aumento da violência nas ruas, além de aumento de poluição (do ar, do solo e sonora). Finalmente, há um incremento da prostituição, além de certos temas de importância para o país e a sociedade serem encobertos.