1)
Para a criminologia, a criminalização pode se dar de forma primária ou secundária, sendo a primeira intimamente ligada ao direito positivo e focada na efetiva criação da Lei penal, introduzindo no ordenamento jurídico a tipificação de uma conduta reprovável, enquanto a segunda é voltada a aplicação da Lei Penal, como forma de coibir os comportamentos reprováveis praticados.
A respeito da criminalização e da criminologia nos dias de hoje, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
O processo de criminalização continua avançando, porém cada vez mais destoado dos pensamentos sociais.
b)
O processo de criminalização continua avançando, agora cada vez mais alinhado com pensamentos sociais e de proteção a minorias.
c)
O processo de criminalização se mantém constante, sem grandes alterações desde seu início.
d)
O pensamento social pouco influencia no avanço do processo de criminalização.
e)
O processo de criminalização vem tornando condutas tidas como comuns, em crimes contra a sociedade, tal como é o exemplo da criminalização da capoeira.
2)
De acordo com Enrico Ferri, criminologista e político socialista italiano, em sua obra “Criminal Sociology”, este qualifica os criminosos como natos, loucos, habituais, ocasionais e passionais.
A respeito destas qualificações, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas:
a)
Os criminosos natos seria os degenerados, que não possuem qualquer espécie de senso moral.
b)
Os criminosos loucos seriam os alienados mentais.
c)
Os criminosos ocasionais por sua vez, são aqueles que eventualmente cometem algum delito, se tratando de situação absolutamente excepcional e que não faz parte de seu comportamento comum.
d)
Os criminosos habituais são os que eventualmente cometem algum delito, se tratando de situação absolutamente excepcional e que não faz parte de seu comportamento comum.
e)
Os criminosos habituais, são aqueles reincidentes em condutas criminosas.
Respostas
Resposta:
Av2 - Política Criminal e Processos de Criminalização
1) B.
2) E.
3) C.
4) A.
5) C.
Explicação:
1) B. b) O processo de criminalização continua avançando, agora cada vez mais alinhado com pensamentos sociais e de proteção a minorias.
2) E. e) Os criminosos habituais, são aqueles reincidentes em condutas criminosas.
3) C. c) As vítimas são pessoas que, individual ou coletivamente tenham sofrido um prejuízo, nomeadamente um atentado à sua integridade física ou mental, um sofrimento de ordem moral, uma perda material ou um grave atentado aos seus direitos fundamentais, como consequência de atos ou de omissões violadores das leis penais em vigor num Estado Membro, incluindo as que proíbem o abuso de poder.
4) A. a) Pelo modo como a sociedade reage ao cometimento deste.
5) C. c) Na fase secundária do processo de criminalização, temos a atuação de instituições como o Ministério Público, o judiciário e a polícia.
1- O processo de criminalização está mais focado no processo de proteção a minorias. Letra B
2- Os criminosos habituais são aqueles que já tem mais de uma passagem pela justiça. Letra E
Criminologia
1- O processo de criminalização é o processo pelo qual o Estado define certos atos como crimes e pune aqueles que os cometem. É um processo de natureza tanto política quanto jurídica, e que está em constante evolução.
Ele consiste é um processo complexo e multifacetado, e não há uma resposta única sobre o porquê ou como ele acontece. Entretanto, há alguns fatores-chave que parecem desempenhar um papel na criminalização de certos atos.
2- Para a criminologia os criminosos habituais tendem a ter certas características, incluindo um histórico de atividade criminosa, uma falta de vínculos com a sociedade convencional e uma falta de habilidades que lhes permitiriam viver em sociedade com os demais.
Para saber mais sobre criminologia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52611689
#SPJ2
Na fase secundária do processo de criminalização, não prestam atuação instituições como o Ministério Público, o judiciário e a polícia.