após um período de exposição solar direto na pele ela apresenta uma mudança de coloração e ou ardência nos locais q estiverem contato direto com a radiação solar. como podemos explicar esse fenômeno?
Respostas
A exposição ao sol por um período muito grande, e principalmente fora dos horários indicados, como por exemplo, entre as 10:00 e 12:00 da manhã, podem trazer muitos malefícios para a saúde dermatológica. Sabemos que através da luz solar, adquirimos uma vitamina necessária para o funcionamento pleno do nosso corpo, a vitamina D, todavia, o exagero causa sintomas ruins para a pele, como por exemplo, vermelhidão, desidratação, manchas, e um possível câncer de pele, isso acontece porque a luz solar possui raios UVA e UVB, que são os fatores prejudiciais.
Exposição solar e seus malefícios
Durante a exposição solar, há a modificação das células da pele, a radiação vinda da luz solar é capaz de modificar o material genético, que gera um aumento de radicais livres no corpo humano, e posteriormente, quebras das fibras elásticas e colágenas, que dão o aspecto saudável a pele, a consequência disso é uma pele com aspecto velho.
Dessa forma, é indicado o uso diário de protetores e hidratantes faciais com fator de proteção, até nos dias dublados e/ou em casa, já que, não é só a luz solar que pode causar danos para saúde dermatológica.
Leia mais sobre exposição solar : https://brainly.com.br/tarefa/25089872
#SPJ1