• Matéria: História
  • Autor: letaortiz2
  • Perguntado 9 anos atrás

1)
Após as transformações ocorridas após a chegada da Família Real portuguesa "o status do Brasil jamais seria o mesmo. Nunca retornamos à condição de colônia. Não éramos independentes ainda, mas isso era apenas questão de tempo. Além disso, as consequências desta vinda são importantes para a própria consolidação do Brasil".


Podemos destacar como mudanças ocorridas no Brasil após 1808:

Alternativas:

a)
O Brasil recebe, logo nos primeiros meses de 1808, o status de Reino Unido, fato que ocasionou em uma industrialização sem precedentes em sua História.

b)
Ocorre a Abertura dos Portos às nações "amigas". A Inglaterra foi a grande beneficiada desta atitude de Dom João, que inundou o mercado brasileiro com produtos ingleses.

c)
Dom João logo proclama a Independência do Brasil, evitando que Napoleão Bonaparte tentasse controlar, além de Portugal, o Brasil.

d)
A Abertura dos Portos às nações "amigas" foi uma política estratégica de Portugal, uma vez que ela foi somente discurso. Na prática, continuava a existir o Pacto Colonial.

2)
"Nosso país era uma colônia extrativista. Não tinha nenhuma estrutura além daquela necessária ao fim imposto pelos lusitanos. Portanto, com a chegada de D. João VI, esta estrutura é criada, e revoluciona primeiramente o Rio de Janeiro, depois todo o país".

A qual tipo de "estrutura" o texto se refere?

Alternativas:

a)
Como era colônia, o Brasil não possuía bancos, indústrias, museus ou espaços artísticos, ficando sempre à mercê das instituições portuguesas.

b)
Não havia no Brasil, até 1808, um sistema de transportes realmente eficiente. O trem interligava somente as grandes cidades do país no período colonial.

c)
As universidades que existiam no período colonial não possuíam os cursos de Direito e Antropologia, considerados essenciais para transformar o Brasil em um país moderno.

d)
Com a chegada da Família Real ao Brasil, surgiram hospitais e "santas casas da misericórdia", que logo tornaram-se referência na saúde pública no Novo Mundo.

3)
"Em 1815, foi decretado o Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, como sede no Rio de Janeiro, o que demonstra a intenção da corte em permanecer no Brasil. Em 1816, com a morte de D. Maria I, a louca, D. João VI é coroado imperador, mas o status administrativo do Brasil permanece o mesmo".

Por que, mesmo após 1816, o status administrativo do Brasil permaneceu o mesmo?

Alternativas:

a)
Porque mesmo adquirindo a nomenclatura de Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, ele permaneceu ligado politicamente a Portugal.

b)
Porque mesmo independente de Portugal, o Brasil ainda oficialmente pertencia ao Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.

c)
Porque o termo Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves pressupunha uma nova forma de colonialismo, o que fez o Brasil mais dependente de Portugal.

d)
Porque a coroa portuguesa decidiu permanecer no país por mais de vinte anos, retardando seu processo emancipatório.

4)
"A forma pela qual se operou a emancipação do Brasil tem o caráter de "arranjo político´[...], de manobras de bastidores, em que a luta se desenrole exclusivamente em torno do príncipe regente [...]. Resulta daí que a Independência se faz por uma simples transferência política de poderes da metrópole para o novo governo brasileiro. [...]. Fez-se a Independência praticamente à revelia do povo; e isso [...] afastou por completo sua participação na nova ordem política. A Independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto."

PRADO JR, Caio. Evolução Política do Brasil: colônia e império. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p.49-50.

Caio Prado Jr. afirma que a emancipação política do Brasil ocorreu à revelia de seu povo, pois:

Alternativas:

a)
Os recém-libertos e a população mais pobre atuaram, ativamente, na emancipação política buscando uma melhor condição de vida.

b)
Os recém-libertos se rebelaram contra a independência do Brasil, uma vez que esta situação poderia piorar sua condição de vida.

c)
A população brasileira, em especial as parcelas mais pobres, não atuaram ativamente na emancipação, permanecendo alienada a todo este processo.

d)
A elite rural somente conseguiu a Independência do Brasil por contar com a ajuda dos setores mais pobres do país.

5)
"Liberalismo significava nesta fase a liquidação dos laços coloniais. Não se pretendia reformar a estrutura colonial de produção, não se tratava de mudar

Respostas

respondido por: annyhs
15
1- B / 2-A /3- Eu acho que é A / 4- D

letaortiz2: e a n° 5?
annyhs: Ela esta incompleta
lalalalalalahe: E já fiz uma e rah certo gostei
respondido por: stanstramosk
27
R :AV1    1B;2A;3A;4C;5D.

cida1605: obrigada
Perguntas similares