Respostas
A maior evidência das críticas à cidade de São Paulo encontradas na música "Sampa", escrita por Caetano Veloso, está nos seguintes trechos:
- É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi; Da dura poesia concreta de tuas esquinas (Estranhamento com a frenética cidade grande, cheia de concreto, prédios, ruas e esquinas por toda parte).
- E quem vende outro sonho feliz de cidade; Aprende depressa a chamar-te de realidade (apresentação de uma falsa ilusão de felicidade de mudar de vida ao chegar na cidade).
- Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas; Da força da grana que ergue e destrói coisas belas; Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas (a dura realidade do povo, da ganância que move a evolução a qualquer custo e da poluição em São Paulo).
Caetano Veloso e sua interpretação da cidade de São Paulo na música "Sampa"
Caetano Veloso, uma das personalidades artísticas mais conhecidas do Brasil, principalmente por sua música, compôs "Sampa" nos anos 70 em homenagem à cidade de São Paulo, adicionando alguns toques críticos nos versos.
Até hoje essa é uma das representações mais renomadas da maior cidade do país, e a letra da música ainda conta como Caetano vê a cidade recepcionando bem quem vem de fora, com menção especial para os artistas do grupo Novos Baianos, que fez muito sucesso no momento em que esta composição foi escrita.
Em relação às passagens críticas da música, que persistem até hoje, os maiores focos ficaram por conta da:
- Paisagem extremamente urbana e concretizada de São Paulo.
- O contraste entre a ilusão vendida e a realidade de se morar lá.
- A pobreza que boa parte de seus moradores enfrenta.
- Crescimento da cidade movido principalmente por fins econômicos, de maneira egoísta, gananciosa e negligente.
- Poluição em um nível alto.
Para saber mais sobre a interpretação de "Sampa":
https://brainly.com.br/tarefa/42978265
#SPJ1