Respostas
Os genes, meios fundamentais para as etapas da hereditariedade, são formados por uma rede de nucleotídeos dentro do cromossomo, que é uma longa sequência de DNA.
Genes e Hereditariedade
Os genes, meios fundamentais para as etapas da hereditariedade, são formados por uma rede de nucleotídeos dentro do cromossomo, que é uma longa sequência de DNA. Como também são compostos por RNA (ácido ribonucleico), possibilitam a codificação das cadeias polipeptídicas – união de aminoácidos para produção de proteínas.
Eles também atuam em classes genéticas e são seus segmentos que agrupam as diferenças e semelhanças de uma mesma característica. Ou seja, podem ser dominantes ou recessivos.
Geralmente os genes dominantes predominam nos seres homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa). Os heterozigotos são aqueles formados por dois gametas diferentes. Já nos homozigotos são produzidos somente um tipo de gameta. Os seres que apresentam apenas genes recessivos são homozigotos.
Genes dominantes
Delimitam uma características hereditária mesmo quando aparecem em pequenas quantidades no genótipo (sequência de genes).
Diversas propriedades da espécie humana são resultados das disposições dos genes dominantes: lábios grossos, cabelos escuros, calvície, queixo com covas, capacidade de enrolar a língua, entre outros.
Genes recessivos
São os genes que somente aparecem quando estão em forma duplicada, pois tornam-se inativas com a presença de um dominante. Isso acontece porque a proteína produzida pelo recessivo é defeituosa e à vezes não funciona.
Olhos azuis, bico de viúva (entrada nos cabelos em formato de v), cabelos loiros e ruivos, canhoto, lábios finos, queixo sem cova, tipo sanguíneo negativo, entre outros, são exemplos de características provenientes dos genes recessivos