Resumo da obra (Elabore um resumo de 10 a 15 linhas.) Lembre-se de que o resumo apenas carrega a essência da obra, detalhes importantes e revelações não devem ser expostos.)
Respostas
Resposta:
Explicação:
Tom Jones, de Henry Fielding, Editora Rocco, 320 páginas, é um clássico, considerado o primeiro romance moderno, publicado originalmente em 1749, na Inglaterra. Por meio de um narrador distante e desconfortável em narrar os fatos, tidos como verdade, o leitor é conduzido a história de Tom Jones.
Tom Jones, filho bastardo, é deixado, pela mãe, em casa de sr. Allworthy, que, inicialmente, resolve descobrir quem é a mãe da criança com a ajuda de sua irmã, srª Débrora. Isso causa tumulto na cidade, afinal, na época, uma jovem, solteira que tem um filho não seria vista com bons olhos.
Jenny Jones era pobre, solteira e muito jovem, não poderia criar um filho só, por isso, deixou-a aos cuidados do sr. Allworthy que criou forte afeição pela criança, de modo, que resolveu cuidar da educação dele, tornando-se padrinho, dando-lhe o melhor que o dinheiro poderia oferecer.
Essa era a questão, sr. Allworthy era muito rico e isso despertava o interesse de outras pessoas. Como no caso capitão Blifil que se casa com a irmã de sr. Allworthy, têm um filho, no intento que ficar com a fortuna. Mas, o capitão Blifil acreditar ter um inimigo, Tom Jones. Então, passa a criar planos para tirá-lo de sua fortuna, quer dizer, herança.
Desde que nascera a vida de Tom Jones é uma aventura, mas aventura mesmo é quando é expulso de casa e sua interação agora é com a estrada. Ele conhece novas pessoas e vive algumas aventuras amorosas.
Adaptado por Clarice Lispector, esta edição de Tom Jones possui 45 capítulos, porém curtos, e é destinada ao público juvenil.