Falava ontem à tarde com um grande político, experiente e respeitado ex-vereador e deputado por quatro mandatos na Assembleia Legislativa de MS, enquanto trocávamos uma “prosa”, assistíamos a TV Senado. Entre um e outro discurso, os senadores se mostravam bastante indignados com a situação atual do País. A pergunta que fiz ao nobre colega Valdenir Machado é: Aqueles que criticam os políticos estariam aptos a comportar-se de forma diferente se exercessem os mesmos cargos? seja ele consumidor ou empresário, seja servidor público ou empregado da iniciativa privada, seja jovem ou seja idoso, adotaria comportamento, igual ao descrito por Kant em sua conhecida obra “Crítica da Razão Prática? A ciência e a tecnologia se desenvolvem muito mais do que a existência humana interior. Porém, essas importantes e inegáveis conquistas do homem não proporcionam igual evolução no campo da ética e da moral. A grande disputa de espaços e a perene luta pelo poder brutalizam o homem, que passa a ver o seu semelhante como um oponente, um competidor. A sociedade é dividida entre os que “pisam” e os que são “pisados” — colocando pessoas iguais em planos diferentes — os melhores providos de meios inexoravelmente irão conduzir o destino de seus semelhantes que possuem menos recursos. Os detentores de forte influência, considerando o poder econômico, social e demagógico conduzem as preferências de toda a sociedade. Mas, isso não significa que os menos favorecidos pela sorte usem como pretexto para justificar seus vícios e sua infelicidade. Vivemos uma crise de legitimidade do modelo político, por não corresponder às necessidades de participação e de mudança da sociedade civil; vivemos uma crise de representatividade dos partidos políticos tradicionais, vinculados às oligarquias regionais e às grandes burguesias nacionais, assim como dos partidos de esquerda que se adaptaram velozmente ao status quo e às práticas políticas tradicionais. Antes da crise econômica ou política, vivemos no Brasil uma profunda crise moral e, entre outras razõe
Respostas
respondido por:
0
Atualmente no Brasil, vive-se uma grande crise moral e ética, de modo que os cidadãos colocam a culpa no sistema político corrupto, mas os mesmos não são íntegros como desejariam que os demais fossem.
Grande crise moral e ética
Cada pessoa deve ser a própria mudança que ela deseja no mundo, isso implica que pouco adianta reclamar de corrupção política, se a pessoa é tão "suja" quanto essa classe corrupta.
As pessoas devem ser íntegras e honestas, visto que essa é maneira de mudança pessoal com total poder de impactar no cenário coletivo, por consequência se atingir a mudança que tanto se espera.
Saiba mais sobre crise no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/9919753
Bons estudos!
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás