De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 a educação é um direito de todos os brasileiros e dever do Estado e da família. Sendo assim, as matrículas dos alunos público alvo da educação especial devem ser garantidas, oportunizando o acesso, a permanência e o sucesso escolar, preferencialmente nos espaços regulares de ensino. Podemos compreender esse direito como uma conquista derivada de inúmeras lutas, pois a história nos mostra que essa realidade é recente em nosso país. Neste contexto, verifica-se que a educação em uma perspectiva inclusiva deve ser o alicerce para a elaboração tanto das políticas quanto das práticas pedagógicas. Apesar das conquistas já mencionadas é preciso avançar ainda mais, e por isso, gostaria que você refletisse sobre o seguinte ponto: - Quais são os limites e as possibilidades para assegurar a efetivação de uma educação inclusiva com qualidade?
Respostas
A Constituição Federal de 1988 determina que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, portanto, existe uma obrigação do poder público de promover educação.
O que é a educação?
A educação surgi do ato de educar, ou seja, de promover o conhecimento e o aprendizado. A educação possibilita que as pessoas possam se comunicar, desenvolver habilidades técnicas e gerar desenvolvimento dentro das diversas áreas.
Sendo a educação um dever do poder público é necessário que sejam destinadas políticas pública que visem promover educação da forma mais inclusiva possível, de modo que as diversas necessidades dos diversos tipos de alunos sejam atendidas.
Essa inclusão passa por educar por meio da teoria e da prática, mas também pelos mecanismo que incluem no ensino as pessoas com deficiências como cegos e surdos.
Para mais informações sobre educação, acesse: brainly.com.br/tarefa/40518080
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!
#SPJ1