• Matéria: Filosofia
  • Autor: yportilho6
  • Perguntado 3 anos atrás

resumo do que foi o período pós socrático
é pra hj eu tô precisando muito disso ​

Respostas

respondido por: elianerdejesus
1

Resposta:

Este período é marcado pelo pensamento voltado principalmente a explicar a natureza, o Universo, suas leis e fundamentos através da razão e da lógica.

Surgida na Grécia Antiga, por volta no século VI a.C., a corrente de pensamento dos pré-socráticos mudou a maneira anterior à Sócrates de pensar. Os filósofos antes dele se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza, buscando explicações por meio da ciência e sempre em busca da razão, passando agora a considerar a alma e o sentimental. Os físicos que podem ser citados pertencentes aos pré-socráticos são Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Foi Pitágoras quem passou a defender a ideia de alma, de que ela é imortal e que de fato existe.

Esse período desprezava as fronteiras geográficas impostas pelas sociedades com o intuito de expandir o pensamento filosófico. Acreditavam que apesar das fronteiras, os seres humanos eram todos componentes de uma única nação, estando ou não em territórios geográficos diferentes. Nesse período ficaram conhecidos quatro sistemas filosóficos que influenciaram o pensamento cristão durante muitos séculos: o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e neoplatonismo.

Explicação:

Perguntas similares