Leia o trecho do artigo:
[...] Apesar do EVA não ter um uso tão expressivo, o conceito valor econômico adicionado não é recente, alguns conceitos idênticos já foram trabalhados a muitos anos atrás, um deles é a renda ou lucro residual, introduzida por Alfred Marshall em 1890, lucro excessivo denominado por Camining em 1929 é também por Prunreich no final de 1930 (Biddle, Bowen & Wallace, 1997). O conceito valor econômico adicionado propriamente dito passou a ser discutido, apenas no início dos anos de 1960 por Joel Stern e G. Bennett Stewart III, nos Estados Unidos, mas foi em 1992 que a empresa de consultoria Stern Stewart & Co, desenvolveram uma marca variante do lucro residual o EVA, (Biddle, Bowen & Wallace, 1997).
Fonte: Bonfim e Santos (2020).
Considerando o tema dado e os conteúdos abordados nas aulas sobre Economic Value Added, avalie as afirmativas a seguir acerca dos conceitos pertinentes à metodologia.
I. O EVA considera a remuneração mínima esperada pelos potenciais injetores de capital para dado projeto.
II. Uma das finalidades da aplicação do EVA consiste na análise de resultados e na determinação de bônus dos executivos.
III. Um dos elementos do EVA é o Custo de Oportunidade Total, chamado de Custo Médio Ponderado de Capital.
IV. O ajuste reavaliação de ativos deixou de ser necessário, em virtude das normas internacionais.
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativas I, apenas.
B
Afirmativas II, apenas.
C
Afirmativas I e III.
D
Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
E Afirmativa III, apenas.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Resposta:
letra D
Explicação: : As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras, o EVA considera a remuneração mínima esperada pelos investidores para certo projeto. As finalidades do EVA são: a) Ferramenta para definição de metas da empresa; b) Análise de resultados e na determinação de bônus dos executivos; c) Mensuração da performance de empresas; d) Definição do orçamento de capital das empresas; e, e) Avaliação de projetos. Os elementos do EVA O cálculo do EVA leva em consideração os seguintes elementos: i) Lucro Operacional: lucro decorrente dos ativos da empresa (investimento); ii) Custo de Oportunidade do Capital Total: denominado Custo Médio Ponderado de Capital; e, iii) Capital Total: soma das obrigações com o Patrimônio Líquido, a preço de mercado. A metodologia do EVA pode envolver inúmeros ajustes, dentre os quais Iudícibus (2009, p. 238-240) apresentam: a) Depreciação; b) Provisões Contábeis; c) Provisão para impostos diferidos; f) Gastos com pesquisas e desenvolvimentos; g) Amortização do Goodwill; h) Participação de minoritários; i) Gastos com reestruturação. No Brasil, as normas internacionais viabilizam que muitos dos ajustes deixem de ser necessários, tais como reavaliação de ativos. Base (Rota 4, p. 13-15).