Respostas
Resposta:
Passo 1: entendendo a sua conta de luz
O primeiro passo para começar seu projeto fotovoltaico e instalar energia solar na sua casa ou empresa é analisar sua conta de luz e o seu consumo. Procure na sua conta de luz o seu consumo mensal em kWh. É com base nesse número que você vai poder calcular o “tamanho” do seu sistema de energia solar. Veja abaixo dois exemplos de onde encontrar o seu consumo mensal em kWh na sua conta de luz.
Passo 2: simulando a sua instalação de energia solar
Com base no seu consumo mensal de energia mostrado em sua conta de luz, você vai poder simular as especificações técnicas da instalação de energia solar em sua casa ou empresa. Isso é muito simples, e tudo o que você precisa fazer é visitar o nosso simulador de energia solar, preencher o seu consumo de energia mensal em kWh, seu CEP, nome e e-mail. Veja abaixo o resultado do simulador de energia solar do Portal Solar para uma conta de energia com um consumo mensal de 366 kWh (mostrada acima). Com apenas o seu consumo e a sua cidade, é possível calcular a economia e o tempo de retorno do seu projeto fotovoltaico de instalação de energia solar, bem como a quantidade de painéis fotovoltaicos, a geração mensal de energia solar e a área necessária para a instalação dos painéis solares. Acesse nosso simulador solar e descubra as principais informações do seu sistema fotovoltaico!
Passo 3: orçamento e projeto de energia solar para instalação do painel fotovoltaico
Agora que você já sabe o seu consumo de energia mensal em kWh e as especificações técnicas para instalação de energia solar na sua casa ou empresa, o próximo passo é solicitar o seu orçamento gratuito e descobrir quanto custa o seu projeto. O Portal Solar é o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil e está presente em todas as regiões do país. Acesse o nosso mapa de unidades e encontre o Portal Solar mais próximo de você!
Passo 4: instalação do sistema de energia solar
A não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente, não indicamos tentar fazer a instalação sozinho. São duas as razões pelas quais não recomendamos que você instale os seus painéis solares:
1. É perigoso, e você pode se machucar no processo;
2. Para conectar o seu sistema na sua casa ou empresa, você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia, e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer a solicitação para você.
O procedimento padrão é:
1. Fazer a visita técnica na sua casa ou empresa e formalizar o orçamento;
2. Elaborar o projeto da instalação da placa solar e já mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede;
3. Instalar o sistema de energia solar no local mais adequado;
4. Homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora;
5. Pronto, você está produzindo a sua própria energia renovável com a luz do sol e não precisa mais se preocupar com os aumentos da conta de luz!