Quando os alunos começam a ter contato com a linguagem algébrica, costumam ter dificuldades e, muitas vezes, esse momento do ensino de matemática pode ser até mesmo traumático. A álgebra parece ser muito abstrata para os alunos que, até então, estavam acostumados com a matemática concreta da aritmética. Assim sendo, o momento que os alunos começam a ter acesso à linguagem algébrica é muito delicado e requer muita atenção do professor para as atividades propostas e para as intervenções que serão necessárias. Será preciso que o professor ajude o aluno a construir sentido para a linguagem algébrica.
Pensando na necessidade de o aluno atribuir sentido ao ensino da álgebra, crie uma atividade (para alunos de 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental) que ajude na atribuição de significado à linguagem algébrica e permita ao aluno expressar algebricamente relações entre variáveis.
Respostas
Resposta:
Eu utilizaria a famosa substituição por figuras.
Ex. Maçã + 7 = 12
Pêra - 4 = 3
Maçã + Pêra + Uva = 24
Uva = ?
Explicação passo a passo:
Padrão de resposta esperado
Os alunos serão convidados a jogar em dupla. Nesse jogo, eles devem descobrir a regra de formação de algumas sequências numéricas.
O jogador A fala alguns números, a sua dupla deverá pensar em uma ou mais operações a serem feitas com os números ditos por ele. O jogador B que pensou as operações informa os resultados para que seu companheiro descubra as operações feitas. O jogador A deve dizer um número de cada vez, analisando os resultados dados pelo colega, até descobrir qual ou quais operações estão sendo feitas com os números ditos.
Quando o jogador A descobrir as operações, ambos devem tentar escrever, individualmente, cada um da sua maneira, utilizando-se de linguagem materna ou linguagem matemática, qual ou quais operações devem ser feitas com qualquer número, de forma geral, de modo a servir para qualquer número dito, segundo a regra criada nessa rodada do jogo. Para facilitar a observação das operações feitas, pode-se sugerir a construção de uma tabela para o registro dos números ditos por ambos:
Tadeu: 2, 5, 10, 22.
Carla: 7, 16, 31, 67.
Nesse exemplo, Carla triplica os números ditos por Tadeu e, em seguida, soma 1, sendo que essas operações podem ser registradas como "três vezes o número mais um" ou "3n + 1".
Depois de registrarem a regra dessa rodada, os dois alunos da dupla devem confrontar seus registros e conversar sobre qual deles é mais claro, mais econômico ou mais adequado do ponto de vista matemático.