O conceito de cultura popular impõe uma leitura das práticas culturais no limite das classes subalternas. No entanto, isso não significa que a cultura popular esteja isolada numa ilha de experiências, pois há trocas entre a cultura letrada que desce do topo e as construções culturais das camadas subalternas. O popular está composto no ato de fazer e de criar. É o povo como protagonista de si. Em todo o canto do país, há importantes manifestações de cultura popular: festejos, folguedos e narrativas imaginárias, sendo a festa junina um exemplo significativo.
Dessa forma, analise o significado e a relevância dos festejos juninos no Brasil a partir dos conhecimentos aqui desenvolvidos.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
A ideia acadêmica de leitura da cultura popular está no campo antropológico, ou seja, corresponde às práticas carregadas de significado localizadas nas camadas subalternas das sociedades modernas.
Visto que é manifestação da cultura popular o que tem significado para o grupo social que habita posição subalterna, os festejos juninos representam uma relevante manifestação da cultura popular para a sociedade brasileira e estão presentes com regularidade no imaginário social. A festa junina é um exemplo das práticas culturais populares, pois é rica de significados que revelam crenças, alegrias de viver, valores morais e proibições que manifestam as formas de ser e estar das camadas subalternas das sociedades modernas.
É importante salientar, também, que a globalização e o avanço da indústria cultural têm provocado o enfraquecimento de boa parte das tradições culturais do povo e que é na margem das principais cidades industriais, ou melhor, no interior que ainda é possível encontrar a tradição popular.