• Matéria: Geografia
  • Autor: Angelita2019
  • Perguntado 3 anos atrás

Estamos vivenciando o resultado das grandes mudanças que estão ocorrendo no mundo. Entre os problemas estão o acúmulo de lixo e a desigualdade social, como a falta de alimentos, de moradias e de roupas para as comunidades carentes. Assim, pensamos globalmente, mas vivemos os reflexos da globalização localmente. Cabe aos professores alinharem os conhecimentos adquiridos em sala de aula às práticas vivenciadas no ambiente escolar, estimulando os alunos na solução de problemas que afetam a sociedade como um todo. Em um determinado bairro no município de Goiânia, os alunos perceberam que do trajeto de suas casas até a escola existem terrenos baldios onde a população local descarta o lixo doméstico. A empresa responsável pela coleta desses materiais no bairro tem passado uma vez por semana no local. Pensando nos problemas socioambientais, surge para você, futuro professor de geografia, um desafio. Elabore um plano juntamente com seus alunos sobre de que forma é possível sanar o problema do descarte irregular do lixo no bairro.​

Respostas

respondido por: carladonati
3

Resposta:

Pensar na questão do lixo é importante e pode motivar alunos em ações de separação de materiais recicláveis, por exemplo. A substituição das lixeiras convencionais por coletores de material reciclável e posterior comercialização desse material pela comunidade escolar é um exemplo de ação que incentiva os alunos a refletirem sobre os problemas ambientais do planeta, fazendo com que essas práticas de separação de materiais recicláveis se estendam a seus lares.

Outra forma de mobilização são as campanhas de conscientização junto aos moradores da comunidade local com palestras e confecção de material informativo realizado pelos alunos com o auxílio dos professores da escola e da secretaria de meio ambiente.

Explicação:

Perguntas similares