O exercício físico é fundamental para o pleno desenvolvimento humano. Por isso, a Educação Física é um importante componente curricular a ser desenvolvido na escola. Uma instituição escolar que atende aos anos iniciais do ensino fundamental está em adaptação para ofertar, no ano seguinte, os anos finais do ensino fundamental. Por isso, além de atender crianças, a escola passará a contemplar também os adolescentes.
Sendo assim, imagine que você foi contratado pelo gestor dessa unidade de ensino para ministrar uma proposta de formação continuada para os atuais professores de Educação Física. Entre as abordagens que deverá desenvolver, responda como explicaria para os professores que atuarão nos anos finais as seguintes questões:
a) Quais as principais características presentes na passagem da infância para a adolescência?
b) O que justificaria a escola aumentar a carga horária dessa disciplina curricular?
c) Qual a influência do desempenho motor apresentado na infância com a prática corporal na adolescência e fase adulta?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) A adolescência é marcada por importantes e rápidas transformações. Entre elas, pode-se destacar a busca por uma identidade motivada pelas dúvidas quanto às ocupações futuras e ao seu lugar na sociedade. Além disso, há importantes modificações físicas, como o surto do crescimento adolescente e a maturação sexual, que geram modificações corporais — aparecimento dos seios, dos pelos corporais, entre outros.
b) O exercício físico é essencial para o pleno desenvolvimento. O pouco estímulo motor e físico gera defasagens nas dimensões cognitivas, afetivas e sociais. Além disso, a prática corporal na adolescência promove a manutenção da saúde, uma vez que combate patologias, como a obesidade, a depressão e a hipertensão.
c) O desenvolvimento motor na infância é fundamental para as fases seguintes. Adolescentes que têm um domínio baixo das competências motoras tendem a apresentar certa inibição em desenvolver práticas físicas na adolescência. Além disso, a prática de atividade física na adolescência está relacionada à prática na fase adulta. Assim, estimular o desenvolvimento motor na infância promove a aquisição de hábitos de vida saudáveis ao longo da vida.
Explicação: