Respostas
Resposta:
Afinal, existe um período reprodutivo que precisa ser respeitado para garantir que haverá uma próxima geração de peixes. Ao agir de maneira impulsiva, tentando capturar a maior quantidade, a disponibilidade reduz gradativamente, até que, em um determinado momento, os peixes deixarão de existir.
Uma pesca sustentável sempre garante que haverá uma população suficiente para manter a espécie. Ou seja, a atividade continua a ser realizada, mas é cumprida com responsabilidade para que seja duradoura.
Existem aspectos adicionais relacionados, como manter íntegro o habitat desses animais, evitar a poluição, garantir a sobrevivência de outras espécies que servem como alimento para eles e assim por diante.
Esse é apenas um exemplo simples. A sustentabilidade ambiental pode estar presente em diversos processos. Ela engloba:
⦁ o consumo de recursos naturais;
⦁ a exploração da natureza;
⦁ a utilização de fontes energéticas;
⦁ o descarte de materiais.
Como ela pode ajudar?
A sustentabilidade é apontada como uma das soluções para diversos problemas globais, como:
⦁ efeito estufa;
⦁ escassez de água potável;
⦁ alto consumo de energia;
⦁ fome;
⦁ desigualdade social.
Mas como as atitudes sustentáveis podem ter um impacto direto em todos esses aspectos? Segue mais um exemplo prático para conceituar a sustentabilidade, a relação entre as atividades humanas e a sobrevivência dos indivíduos.
Imagine que uma pessoa ganhou na loteria. Aquela grande quantidade de dinheiro é empolgante e traz a sensação de que nunca terá fim. Assim, a pessoa começa a gastar impulsivamente. Quem está de fora pode perceber que chegará um momento em que esse dinheiro acabará porque ele é somente usado, não investido.
Fazer um investimento ou adquirir uma empresa, por exemplo, possibilitaria que esse dinheiro rendesse. Se calculasse bem os gastos e se planejasse antes das aquisições, o ganhador faria um uso sustentável do dinheiro e garantiria que ele não esgotasse.
Basicamente, é o que tem acontecido com a água doce do planeta Terra. São tantas fontes naturais que as pessoas têm a impressão de que ela nunca vai acabar, mas esse é um recurso finito, uma vez que o planeta não produz água.
Sendo assim, o incentivo a um consumo sustentável desse recurso o deixará disponível para as próximas gerações. Uma forma do uso consciente desse bem finito é o manejo correto das florestas e a preservação delas, que impactará o equilíbrio do clima global. Além de preservar a água disponível, esse processo ajuda a evitar grandes secas que prejudicam a produção de alimentos, levando à escassez e à fome.
Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies.