Respostas
Resposta:
A latência da rede é definida pelo tempo que leva para uma solicitação viajar do emissor ao receptor e para o receptor processar essa solicitação. Em outras palavras, o tempo de ida e volta do navegador ao servidor.
Ela é definida por um cálculo matemático que mede a velocidade da sua conexão com a internet. Para isso, é calculada a proporção entre velocidade e banda larga.
A internet navega na velocidade da luz, que é 299.792.458 m/s (metros por segundo). A banda é o canal pelo qual ela passa para chegar até o servidor.
Ter uma banda larga maior não significa que sua conexão é mais rápida, quer dizer apenas que você tem mais espaço para enviar um maior número de dados ao mesmo tempo.
É possível testar a velocidade de carregamento do seu site, ou seja, sua latência, por meio de ferramentas gratuitas na internet.
Atualmente, nós possuímos diversas tecnologias “invisíveis”, como o Wi-Fi, mas a internet ainda é armazenada em grandes servidores físicos e transmitida via cabos que podem atravessar continentes por baixo da terra e até de oceanos.
Por isso, caso o servidor ao qual você esteja solicitando acesso esteja geograficamente muito longe, a tendência é de que a velocidade de conexão também caia.