4) Retomem o trecho: "A mulher representa o gênio do mal sob uma forma mais ou menos gracios e cultivar a sua inteligência seria fornecer-lhe novas armas para o mal. Procuremos antes torná-a inofensiva por meio da ignorância. Guerra, pois, à inteligência feminil!" e respondam no caderno as seguintes questões: a) Por que a mulher é descrita como representante do "gênio do mal"? Qual o sentido dessa expressão, segundo o Texto I? b) De acordo com Narcisa Amália, ao cultivar "inteligência" à mulher, dar-lhe-iam "armas para o man Que sentido a plavra "mal" possui na crônica? Discutam e justifiquem a resposta no caderno. c) A quem a autora referia-se como representante desta afirmação: "Procuremos antes torná-la inofensiva por meio da ignorância. Guerra, pois, à inteligência feminil!"? Comente.
Respostas
O trecho em destaque pertence ao artigo “A mulher do século XIX”, escrito em 1892 pela jornalista Narcisa Amália. Neste artigo, a jornalista traça um paralelo comparativo entre as mulheres e a simbolização do mal, relacionando sua inteligência com armas brutais e inescrupulosas do próprio maligno.
Mulher, uma representação do “gênio do mal”
A mulher do século XIX, e também as que lhe antecederam, eram vistas como, unicamente, procriadoras. Sua independência não era bem vista, pois isso lhe forneceria meios para recusar tal papel, o de mãe e esposa.
Para evitar que isso acontecesse, e negar-lhes o acesso a direitos básicos que as pudessem igualar aos homens, sua imagem foi pintada como a própria personificação do maligno, seguindo as crenças impostas, principalmente, pela Igreja Católica.
No texto, Narcisa Amália utiliza a expressão “gênio do mal” para representar essa personificação.
O sentido da palavra “mal” segundo a crônica
A palavra “mal” na crônica representa tudo aquilo que possa comprometer o poder dos homens estabelecido pelo patriarcado.
Sua personificação sobre a mulher é uma das tantas formas encontradas para despertar o medo na sociedade patriarcal e, assim, frear o avanço da independência feminina e seu poder de escolha, que já se encontravam em pleno crescimento.
Quem representa a “guerra à inteligência femini”
A voz por trás da afirmação “Procuremos antes torná-la inofensiva por meio da ignorância. Guerra, pois, à inteligência femini!” é a própria sociedade patriarcal que não aceita a evolução feminina, muito menos por meio da educação.
Para essa parcela da sociedade, caso não queiram ter suas estruturas abaladas, a mulher jamais deve ter acesso ao conhecimento.
Quem foi Narcisa Amália
Primeira mulher a se tornar jornalista profissional no Brasil, Narcisa Amália foi uma escritora e poetisa que combateu fortemente a opressão contra a mulher, publicando artigos sobre o tema, e o regime escravocrata, escrevendo sobre a Abolição da Escravatura.
Casada duas vezes (desquitada), ela foi fonte de escândalos da época por lutar ferozmente pelos direitos das mulheres.
Conheça mais sobre Empodeiramento Feminino aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25159828
#SPJ1