• Matéria: Direito
  • Autor: juridicorita2018
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho a seguir:

“Em outras palavras, o keynesianismo, que ainda dominava a cena, não mais baseava naquele Keynes que desejava romper com a escola clássica, mas em um instrumental cada vez mais sofisticado, que se tornou conhecido como escola neoclássica.”

Fonte: GREMAUD, A. P. e colaboradores. Manual de Economia: equipe de professores da USP. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2017, p.18.

O trecho acima trata da transição do keynesianismo para o modelo neoclássico. Considerando essas informações e o conteúdo estudado referente aos antecedentes do desenvolvimento e o pensamento da CEPAL, é possível afirmar que o keynesianismo defendia, dentre outros aspectos, a ideia de que:


as políticas de bases adotadas no Brasil após a segunda metade dos anos 1950 simbolizam a execução das práticas liberais.


os mercados eram incapazes de alocar eficientemente os recursos da Economia.


a intervenção estatal era nociva ao desenvolvimento da Economia, pois criaria barreiras comerciais de bens e serviços.


a introdução do modelo socialista era consequência das contradições do modelo capitalista.


as oligarquias agroexportadoras simbolizam a introdução do monetarismo no Brasil.


juridicorita2018: os mercados eram incapazes de alocar eficientemente os recursos da Economia
kaiojage: A visão keynesiana indicava que as forças de mercado eram insuficientes para alocar os recursos de maneira eficiente. Dessa forma, cabia ao Estado intervir, de maneira mais assertiva e direta, na produção, ao elevar os níveis de investimento e gastos da sociedade, dentre outros aspectos.

Respostas

respondido por: diegobrastins
8

Resposta:

os mercados eram incapazes de alocar eficientemente os recursos da Economia.

Explicação:


Anônimo: está correta: os mercados eram incapazes de alocar eficientemente os recursos da Economia.
respondido por: Danas
0

O keynesianismo defendia que os mercados eram incapazes de alocar os recursos de forma eficiente na economia e por isso o Estado devia intervir, mas não constantemente, apenas para manter a ordem adequada dos mercados (alternativa B).

Neoliberalismo e keynesianismo

O Neoliberalismo tem fortes influências do keynesianismo, por exemplo, a ação estatal mínima para manter a ordem da economia, maior liberdade de empreendedorismo na sociedade e menos regulamentações do que outras formas de Estado, permitindo maior integração entre Estado e mercado.

Venha estudar mais sobre o keynesianismo

https://brainly.com.br/tarefa/370833

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares