a Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo principio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunte, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabe: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas. a Em "Memórias póstumas de Brás Cubas" temos uma narrativa linear, obedecendo a passagem do tempo como no relógio, pela qual se observa a evolução da vida dos personagens, desde o nascimento até a velhice, sem poder alterar o andamento temporal das coisas Você concorda com a afirmação acima? Por quê?
Respostas
Não se pode concordar com essa afirmação, pois o romance não apresenta narrativa linear, já que se inicia após a morte do protagonista. O texto se vale do flashback para remontar o passado do narrador-personagem.
Memórias póstumas de Brás Cubas
Conforme indica o início do trecho apresentado, o romance de Machado de Assis narra primeiro a morte do protagonista para depois contar sobre sua origem e desenvolvimento. O livro, portanto, se inicia pelo fim, ao colocar a morte no introito.
O flashback é utilizado para recuperar eventos do passado para explicar o presente.
Para o protagonista Brás Cubas, fazer isso deixaria o escrito mais elegante, e essa seria a única diferença entre o seu livro e o Pentateuco, já que a morte de Moisés só ocorre no final.
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