2)
Não se pode ignorar a estreita relação entre Etnomatemática e História da Matemática, uma vez que o progresso da Etnomatemática reside em recuperar a história, ou a versão da história, que não foi contada. Na busca por procurar entender o saber/fazer matemático ao longo da história da humanidade, evidenciou-se que a matemática também tem raízes históricas.
Considerando esse contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Embora o desenvolvimento da Matemática (como a estudamos hoje) tenha ocorrido na Bacia do Mediterrâneo, especialmente a partir das contribuições das civilizações egípcia e grega é inegável que, simultaneamente, outras civilizações também tenham desenvolvido sua própria matemática.
( ) Com o processo de colonização, as diferentes formas de fazer e pensar matemática foram relegadas a segundo plano e, até mesmo, suprimidas, e a visão europeia passou a ser a visão dominante, impondo um modelo de educação.
( ) O reconhecimento tardio, de outras formas de pensar, inclusive matemático, encoraja reflexões mais amplas sobre a natureza do pensamento matemático, do ponto de vista cognitivo, histórico, social, pedagógico e assenta as raízes do que viria a se tornar o Programa Etnomatemática.
( ) A História da Matemática representa inestimável valor formativo quando trabalhada na perspectiva de apresentação e memorização de datas e nomes importantes que contribuíram para o avanço da Matemática como ciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – F – V – F.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – V – F.
3)
Segundo o Programa Etnomatemática, o principal objetivo da Educação seria o de promover a criatividade, auxiliando as pessoas a exercerem suas capacidades em plenitude, com o cuidado de não formar cidadãos que meramente obedecem e aceitam regras e códigos que possam violar a dignidade humana, ou seja, a promoção de uma criatividade responsável, ética, crítica e comprometida pela busca de paz para a humanidade.
O objetivo acima descrito corresponde ao que o Programa Etnomatemática denomina como
Alternativas:
a)
Matemática intercultural.
b)
Educação universal.
c)
Transdisciplinaridade.
d)
Cultura de paz.
e)
Educação matemática crítica.
4)
Um dos fundamentos pedagógicos da BNCC é o compromisso com a educação integral.
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades (BRASIL, 2018, p. 298).
A educação integral preconizada pela BNCC vem ao encontro da visão de educação presente na Etnomatemática que corresponde a(o)
Alternativas:
a)
educação de tempo integral.
b)
educação holística.
c)
educação do campo.
d)
educação de jovens e adultos.
e)
educação e cultura afro-brasileira.
5)
A dinâmica do Programa Etnomatemática reflete a dinâmica das culturas. Seus fundamentos oferecem a possibilidade de compreender e explicar sistemas de conhecimentos, não só de natureza matemática e científica, mas também de práticas, como religiões e cultos, culinária e vestimenta, esportes e dança, e as diferentes habilidades profissionais.
O excerto de texto apresentado denota mais do que uma metodologia de ensino de matemática, o Programa Etnomatemática também compreende um programa de pesquisa
Alternativas:
a)
de natureza qualitativa, baseado na Análise de Conteúdo.
b)
de natureza qualitativa, baseado em etnografia, etnologia e antropologia.
c)
de natureza quantitativa, baseado em testes de hipóteses.
d)
de natureza quantitativa, baseado em análises estatísticas.
e)
de natureza mista, baseado em estudos de caso e análises estatísticas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Explicação passo a passo:
1c; 2e; 3d;4b;5b; corrigido pello AVA
sylviosrcp:
Certinho, obrigado!
respondido por:
3
Resposta:
1- c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2- e)V – V – V – F
3- d) Cultura de paz.
4- b) educação holística.
5- b) de natureza qualitativa, baseado em etnografia, etnologia e antropologia
Explicação passo a passo:
Corrigida pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás