• Matéria: Saúde
  • Autor: cadastrosduarte65
  • Perguntado 3 anos atrás

Alterações da normalidade e lesões patológicas podem ocorrer nos tecidos da cavidade bucal, sendo necessário que todo cirurgião-dentista seja capaz de conduzi-las a um diagnóstico clínico e, se necessário, encaminhar para tratamento. O conhecimento de patologia oral e os princípios de diagnóstico diferencial são requisitos essenciais para qualquer profissional de Odontologia. O exame clínico do paciente tem como finalidade não apenas a constatação de sinais e sintomas, mas principalmente sua interpretação, conhecida como propedêutica. Tais procedimentos exigem uma soma de conhecimentos que devem conduzir ao diagnóstico definitivo e ao planejamento terapêutico.

Prado, Roberto Cirurgia bucomaxilofacial : diagnóstico e tratamento / Roberto Prado, Martha Salim. - 2. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2018. :il. ISBN 978-85-277-3306-9



Paciente na clínica integrada apresenta ao exame físico intrabucal uma lesão com aumento de volume na mucosa do lábio superior, de consistência flácida, superfície lisa, de coloração e textura semelhantes às dos tecidos adjacentes e de forma arredondada. Verificaram ainda, a presença do incisivo central superior direito com erupção ectópica e bastante vestibularizado, totalmente coberto pela lesão localizada no lábio superior.

Diante deste quadro clínico assinale a alternativa com o conduta mais adequada.

Escolha uma:
a.
Diante dos achados, o tratamento proposto foi a aspiração cirúrgica da lesão, o material coletado no procedimento foi encaminhado para análise bioquímica. E a realização da biópsia ficará para um segundo momento. Visto que, algumas lesões hiperplásicas têm características clínicas semelhantes.

b.
Diante dos achados, o tratamento proposto foi a remoção cirúrgica da lesão, o material removido no procedimento foi descartado. Visto que, algumas lesões hiperplásicas têm características clínicas semelhantes e o diagnóstico muitas vezes é um desafio.

c.
Diante dos achados, o tratamento proposto foi o acompanhamento da lesão, o paciente deverá comparecer para consultas quinzenais onde serão realizadas fotografias para comparação e analise de evolução da lesão. A realização de biópsia é de grande vulto cirúrgico e só deve ser realizada em último caso.

d.
Diante dos achados, o tratamento proposto foi o encaminhamento a um hospital oncológico, pois a realização de biópsia é um procedimento diagnóstico de alto risco. Visto que, algumas lesões hiperplásicas têm características clínicas semelhantes a tumores malignos e só confirmados histologicamente.

e.
Diante dos achados, o tratamento proposto foi a remoção cirúrgica da lesão, o material coletado no procedimento foi encaminhado para análise histopatológica. A realização de biópsia é de grande importância para o diagnóstico correto e definitivo de lesões de tecido vivo


cadastrosduarte65: Diante dos achados, o tratamento proposto foi a remoção cirúrgica da lesão, o material coletado no procedimento foi encaminhado para análise histopatológica. A realização de biópsia é de grande importância para o diagnóstico correto e definitivo de lesões de tecido vivo. CORRETA (CORRIGIDO PELO AVA)
Anônimo: Oi, Precisa de ajuda com trabalhos? Faço provas, trabalhos, resumos, slides, portifólios, mapas mentais, atividade mapa e muito mais, se tiver interesse esse é nosso contato. Estamos à muitos anos no mercado.
88 9 9376 8255

Respostas

respondido por: Aleske
4

Acerca dos conhecimentos de biópsia e patologia bucal, bem como tendo em vista os dados clínicos do paciente pode-se concluir que a alternativa correta é a LETRA E.

Caso clínico

Pela descrição apontada na questão, pode-se imaginar que o dente incisivo central superior direito foi o responsável por provocar a lesão devido o trauma crônico por estar com erupção ectópica e vestibularizado.

Trata-se de uma hiperplasia, que consiste no aumento do número de células do tecido, que nesse caso foi em resposta ao trauma. O diagnóstico é feito com os dados clínicos que temos do paciente. O procedimento é a remoção cirúrgica.

Vale ressaltar que todo material que é retirado do paciente deve ser enviado para análise laboratorial, não podemos simplesmente jogar fora. Além disso, se houver suspeita de malignidade devemos fazer a biópsia para diagnóstico e não encaminhar diretamente ao tratamento oncológico. Em relação à biósia, ela é um procedimento de baixa complexidade, é uma cirurgia simples.

Portanto, a única opção correta é a alternativa "E".

Questões relacionadas:

  1. https://brainly.com.br/tarefa/19123468
  2. https://brainly.com.br/tarefa/35155709
  3. https://brainly.com.br/tarefa/15961820
  4. https://brainly.com.br/tarefa/19600416
  5. https://brainly.com.br/tarefa/17751522

\bigstar Ótimos estudos!

Anexos:
Perguntas similares