A partir dessa situação, explique para o seu tio o que significa dizer que Santo Agostinho "cristianizou" a teoria das ideias de Platão.
Respostas
Resposta:
Muitos autores afirmam que Santo Agostinho cristianizou Platão. Assim como Platão julgava o intelecto superior à matéria, Santo Agostinho pregava a superioridade da alma ante o corpo, e sendo a alma um presente de Deus, devíamos nos voltar inteiramente à Ele.
Padrão de resposta esperado
Uma das grandes contribuições de Santo Agostinho para a história da Filosofia consiste na adaptação da teoria das ideias de Platão no contexto do cristianismo. É por isso que geralmente atribuem a ele a responsabilidade por cristianizar as ideias platônicas. Nesse contexto, ele viu na teoria das ideias de Platão um caminho para explicar aquilo que entendia ser a revelação da verdade pela fé nas palavras da Bíblia.
A teoria das ideias de Platão surge originalmente para responder o questionamento sobre a possibilidade do conhecimento. Na base da teoria, está a distinção entre aquilo que ele chama de mundo sensível e o mundo das ideias. Enquanto o mundo das ideias consiste nas formas perfeitas, eternas e imutáveis das coisas, o mundo sensível não passa de mera aparência imperfeita do mundo das ideias. Com efeito, o conhecimento das coisas não estaria nelas mesmas, mas no seu correspondente no reino superior das ideias.
Para adaptar a teoria das ideias ao cristianismo, a estratégia de Agostinho consiste em substituir o que Platão chama de mundo das ideias pela figura divina.Assim, a verdade não estaria nas aparências do nosso mundo físico, mas em Deus. Nesse contexto, tal qual as ideias platônicas, Agostinho entende que Deus é perfeito, eterno e imutável. Além disso, ele considera que Deus é a causa de toda a existência.