Krasilchik (2010) explica que no Brasil, o início da década de 1960 caracterizou-se por um período de liberação política e por grande euforia, com a participação de vários segmentos culturais na construção de um projeto nacional. Dessa forma, esse cenário trouxe consequências para a educação, de um modo geral, e, inclusive, para o ensino de Ciências Naturais. Leia as afirmações abaixo e indique, na sequência em que foram apresentadas, quais delas fizeram parte da década de 1960, indicando V para verdadeiro e F para falso. I - No cenário educacional, a Lei nº 4024 trouxe alterações no currículo de Ciências, sendo que a disciplina "Iniciação à Ciência" passou a ser obrigatória a partir da Educação Infantil. II - As propostas curriculares foram reformuladas e não contaram com nenhuma influência de projetos norte-americanos. III - O projeto "Iniciação à Ciência" liderado pelo IBECC representava uma nova fase para o ensino, com o propósito de apresentar a Ciência como um percurso contínuo de busca pelo conhecimento a partir uma postura de investigativa Selecione uma alternativa: a) V - V- V b) F- V- F c) V- V- F d) F- F- F e) F - F - V
Respostas
respondido por:
0
Em relação às mudanças no projeto educacional nacional, ocorridas na década de 60, a sequência de alternativas corretas é: F, F, V.
Mudanças na educação brasileira na década de 60
Na década de 60, as regiões sobre influência norte-americana, como o Brasil, sofreu grande influência da concepção de escola norte-americana e seus grandes projetos relacionados a política governamental.
Em 21 de dezembro de 1961 foi promugada a Lei 4.024 de Diretrizes e Bases da Educação. Ela ampliava a participação das ciências no currículo escolar, passando a ser obrigatória a partir do 1º ano do ensino fundamental. Essa disciplina passou a ter a função de desenvolver o espírito crítico com o exercício do método científico.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás