• Matéria: Biologia
  • Autor: Fernanda0803
  • Perguntado 9 anos atrás

Um pesquisador estudou uma célula no microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de compartimentos membranosos. Com base nessa observação, ele concluiu que a célula pertence a uma bactéria. Justifique essa conclusão.

Respostas

respondido por: JoaoBlackPower
0
Células Procariontes
Células Eucariontes

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma.

A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactérias
Cianófitas (Cyanobacterias)
PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms")
Células incompletas
As bactérias dos grupos das Rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.


Então como ele já sabia das estruturas das células, através de estudos, ficou fácil para ele descobrir, que se referia a uma célula de bactéria.
Perguntas similares