Sobre a massificação do homem, como ser humano, e da sociedade, pesquise e responda às perguntas: a) O que caracteriza a massificação do homem? b) Como se explica o enfraquecimento das formas de ações individuais e das culturas tradicionais?
Respostas
Resposta:
a) A massificação do homem é caracterizada pelo identificar-se e agir de forma semelhante com o que o conjunto social considera, em sua maioria ou senso comum, como "padrão", sem uma análise crítica ou autônoma. Para o filósofo José Ortega y Gasset, o homem-massa é a expressão do conformismo, pois o indivíduo e sua individualidade saem de cena e dão lugar ao sujeito que busca se enquadrar no mundo social massificado, pois sente-se confortável quando se vê igual a todo mundo, ou seja, quando se coloca em conformidade com a massa.
b) O enfraquecimento das formas de ações individuais e das culturas tradicionais podem ser explicados a partir da análise da sociedade de massas, considerando sua contextualização histórica e social e a identificação do homem como produto de massa. Integram essa análise questões ligadas ao desenvolvimento econômico como resultado do processo de industrialização e urbanização, o crescimento na produção de bens e serviços no modelo econômico de sociedade capitalista e as relações burocratizadas entre indivíduos e instituições. Ademais, o advento dos meios de comunicação de massa influenciou, fortemente, os costumes.
As referências foram generalizadas no meio social, fazendo com que as formas de ações individuais e as culturas tradicionais fossem consideradas inferiores e frágeis. Assim, o processo de urbanização e a concentração da população nas grandes cidades modificaram o formato das relações entre sujeito, mundo social e instituições do Estado. A formalização das relações entre indivíduo e órgãos institucionais, prevalecendo a racionalidade formal como ferramenta de mediação, enfraqueceu as formas de ações individuais, uma vez que o sujeito está sempre submetido ao julgamento de uma entidade maior, no agregado de forças do conjunto social e diante de uma força muito superior ao indivíduo isoladamente, como é o caso da economia e dos meios de comunicação.
Explicação: