O movimento abolicionista foi essencial para exercer pressão para exigir pressão e exigir o fim da escravidão no Brasil. A coroa não podia se indispor com as principais oligarquias promovendo a escravidão Deste modo, julgue as afirmativas a seguir com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) O movimento abolicionista, sabendo da falta de popularidade das repressões, aumentava sua pressão ao Governo. ( ) A coroa não podia se indispor com as principais oligarquias promovendo a escravidão. Essas, por sua vez, não tinham interesse na manutenção do escravismo e dominavam políticos marcada pelo voto censitário. ( ) Algumas figuras abolicionistas são bem conhecidas, como o poeta Castro Alves, a maestrina Chiquinha Gonzaga e o diplomata Joaquim Nabuco, dentre outros. ( ) De grande importância para a época foram os abolicionistas negros, que eram usados de exemplo na prática de como as políticas do país não os beneficiavam. Assinale a alternativa correta: a. V, F, V, V. b. V, V, V, V. c. V, F, F, V. d. F, F, F, F. e. F, F, V. V.
Respostas
respondido por:
14
Sobre o movimento abolicionista no Brasil, é correto a sequência VFVV. Letra A.
Sobre o movimento abolicionista no Brasil é correto afirmar:
Analisando as afirmações sobre o movimento abolicionista temos:
- Verdadeiro. De fato as repressões contra o movimento estavam ficando cada vez mais impopulares, isso ajudou o movimento a seguir em frente pressionando a coroa portuguesa.
- Falso. As oligarquias eram a favor de manter o regime escravista.
- Verdadeiro. Castro Alves, Chiquinha Gonzaga e Joaquim Nabuco são famosos militantes a favor do movimento abolicionista.
- Verdadeiro. Os abolicionistas negros eram os mais importantes nessa luta, podendo portanto dar voz ao povo preto contra a escravidão.
Portanto concluímos que a sequência correta é: V,F,V,V.
Para mais questões sobre o movimento abolicionista acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1194695
#SPJ2
Anexos:
respondido por:
6
Resposta:
V F V V
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás